Sumários

De Sica, Ladrões de Bicicletas

9 Dezembro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

Um estilo essencial. Esconder a mão do artista. Comparação com o estilo de Visconti. Linearidade narrativa e circunspecção da câmara. As transições simples entre as sequências: dissoluções cruzadas e duplas. O espaço dado por fragmentos: os espectadores descobrem a realidade com os protagonistas. Os caminhos repetidos duas vezes.


De Sica, Ladrões de Bicicletas

4 Dezembro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

“Nada, só uma bicicleta”: Ladrões de Bicicletas como actualização da estética neorrealista. Distância de Roma, Cidade Aberta. Contar a banalidade da condição do pós-guerra: fome, desemprego e desespero. Contra o cinema comercial: as queixas do trabalhador que leva os protagonistas a Porta Portese no camião do lixo; o cartaz com a diva Rita Hayworth.


De Sica, Ladrões de Bicicletas

2 Dezembro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

Confronto com o romance humorístico de Luigi Bartolini de 1946: mudança de classe do protagonista; mudança temporal da história; uma cidade diferente; a bicicleta não reencontrada. Actores não profissionais e identificação entre personagens e espectadores. Trabalho e masculinidade: Antonio como protagonista em crise. Um problema social: a multiplicação da história de Antonio. Antonio e o ladrão. A distância intransponível entre as classes. A descoberta da relatividade da justiça.


Visconti, A Terra Treme

27 Novembro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

Análise do discurso de Raimondo: interesses de classe como interesses universais. O batismo dos navios: ideologia e ritualidade. Análise do discurso de ’Ntoni à menina: a menina como duplo do espectador. ’Ntoni e dos irmãos mais novos voltam a trabalhar: derrota e humiliação. Raimondo como duplo de Mussolini.


Visconti, A Terra Treme

25 Novembro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

O título e a ideia inicial do filme. “Onde os homens exploram outros homens”: o projecto político de ’Ntoni e a falta de solidariedade de classe. ’Ntoni Valastro vs ’Ntoni Malavoglia. Comparação entre o filme de Visconti e o romance de Verga. A personagem de Cola. Analise de sequência do espelho. O uso do enquadramento: estetização da realidade siciliana?