Sumários
Manzoni, Os Noivos
30 Setembro 2024, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Analise do capítulo 3 e do final do capítulo 8. A visita de Renzo ao advogado Acerta-Engulhos: cultura, linguagem e poder. Prosa lírica e ponto de vista das personagens. O comentário final do narrador: participação emotiva e distância.
Manzoni, Os Noivos
25 Setembro 2024, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Analise dos capítulos 2 e 3. A impulsividade de Renzo e a sabedoria de Lucia. “Usai prudência e os resignai-vos”: Lucia e a resignação cristã. Uma ideologia para as classes dominantes? Quem são os “pobres” de Manzoni?
Manzoni, Os Noivos
23 Setembro 2024, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Analise do capítulo 1. A estrutura do capítulo. Comparação com Eugénie Grandet de Balzac. A descrição inicial: precisão e peculiaridade da ambientação. Os bravos e Dom Abbondio: personagens e história. O século XVII como século de desordem político-moral. O domínio do narrador d’Os Noivos sobre a história que está a contar. Os comentários sobre personagens e eventos: o narrador como porta-voz da ideologia do autor. A relação entre narrador e leitor.
Manzoni, Os Noivos
18 Setembro 2024, 12:30 • CARLO ARRIGONI
O lugar de Manzoni e d’Os Noivos na literatura italiana. Análise da Introdução. A ficção do manuscrito e a sátira da prosa do século XVII. “Gente de trabalho manual e de modesta condição”: novas personagens para um romance histórico. Manzoni vs Scott.
Introdução
16 Setembro 2024, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Discussão do programa da cadeira e dos métodos de avaliação. O populismo na literatura italiana (Asor Rosa). Narrativa e classes subalternas: o romance do século XIX e a queda da separação dos estilos.