Sumários

Verga, Os Malavoglia

16 Outubro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

Análise do capítulo 1. Comparação com o princípio d’Os Noivos. Um cenário indeterminado. O ponto de vista interno: linguagem e provérbios. A ideologia de Padron ’Ntoni e as contradições da personagem.


Verga, Os Malavoglia

14 Outubro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

Análise do prefácio. “A vaga cobiça do desconhecido”: o conservadorismo de Verga. As condições materiais e as escolhas das personagens: o romance contradiz o prefácio? Apresentação da série dos Vinti. A ideia de uma “forma inerente ao sujeito”. Comentário de uns excerptos do prefácio a Les frères Zemganno de Edmond De Goncourt e de De la moralité de Zola. “O caminho fatal, ininterrupto, sempre cansativo e febril”: uma crítica ao progresso.


Verga, Carta para Salvatore Farina (A Amante de Gramigna)

9 Outubro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

Verga e a subversão do paradigma d’Os Noivos. Os modelos de Flaubert e Zola. Esconder a mão do artista e o eclipse do autor: o ideal da impessoalidade. Uma literatura antidramática.


Manzoni, Os Noivos

7 Outubro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

Análise dos capítulos 11-14. O ataque ao forno e à casa do vigário de provisão: a irracionalidade da multidão. A representação da multidão como fenómeno natural destrutivo.


Manzoni, Os Noivos

2 Outubro 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI

Análise dos capítulos 11-14. O símile do rapaz com os porquinhos-da-índia: o narrador fala da organização do romance. Os Noivos como “poliromanzo” (Calvino). A visão sobre a guerra e a política espanhola em Itália: Manzoni entre Romantismo e Iluminismo. A questão do preço do pão e a ideologia do laissez-faire de Manzoni.