Sumários
O impacto da importação de têxteis asiáticos na cultura material portuguesa
17 Maio 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Camélias, peónias, pavões, fénixes: o impacto da importação de sedas chinesas sobre a cultura material portuguesa, especialmente na paramentaria, nas colchas e nos panos de armar. A réplica dos têxteis asiáticos na azulejaria portuguesa (frontais de altar e azulejos de padrão).
Apresentação e discussão do trabalhos prático do aluno Carlos Souto (Joias da Carreira da Índia).
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos
13 Maio 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos dos alunos: Américo Galrão (a Rua Nova dos Mercadores no século XVI) e Paulo Marques (mediação VOC na corte persa dos séculos XVI e XVII).
As réplicas europeias da porcelana chinesa
10 Maio 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
As réplicas europeias da porcelana chinesa: das “porcelanas Médicis” à indústria de faiança portuguesa, especialmente de Lisboa.
A mimetização dos originais chineses em porcelana. “Porcelanas da Índia” e “porcelanas de Lisboa”: uma indústria de contrafação?
A tecnologia das faianças portuguesas: os materiais da pasta (areia, marga, argila); moldagem; secagem natural; 1ª cozedura ou enchacotagem (chacota/biscuit); vidrado (estanho, chumbo, sais, areia); pintura/decoração; 2ª cozedura a temperaturas mais altas; as cores do petit feu e a 3ª cozedura.
O significado da presença de porcelanas Ming no Convento de Santa Clara-a-Velha
6 Maio 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
O consumo de porcelanas imperiais Ming por parte das elites portuguesas: o exemplo do mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra (esmalte amarelo; kinran-de). Alguns dados quantitativos referentes ao comércio de porcelana em Lisboa e na Holanda (sécs. XVI-XVII).
Colecionismo de porcelana chinesa em Portugal: o Palácio de Santos.
3 Maio 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Caraterização artística da porcelana Ming de “azul e branco”, entre o reinado de Hongzhi e o reinado de Wanli, através do estudo da coleção da “Casa das Porcelanas” do Palácio de Santos. A originalidade da coleção lisboeta e a sua disposição expositiva num teto piramidal entalhado, do período Barroco, única no mundo. Ilações sobre o colecionismo de porcelana chinesa em Portugal durante o Antigo Regime.