Sumários
Teoria das hibirdizações artísticas: parcerias culturais. Estudo de caso II.
12 Abril 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
As colchas e os panos de armar em algodão produzidos em Bengala com iconografia indiana e portuguesa/europeia (por via de gravuras). O seu significado para as relações culturais e comerciais no âmbito das comunidades luso-indianas.
Estudo de caso: o pano de armar do Isabella Stewart Gardner Museum e o discurso pró-Restauração no Estado Português da Índia. A presença da cultura europeia clássica na Índia, mediada pela sociedade barroca luso-asiática.
Teoria das hibridizações artísticas: parcerias culturais. Estudo de caso I.
8 Abril 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Estudo de caso: o chamado “cofre da coroação”, conservado na Schatzkammer da Residenz de Munique, alusivo à coroação de neto do rei de Kotte pelo rei D. João III. Interpretação formal, iconográfica e política deste objeto de luxo e das relações diplomáticas que suscitou (Ceilão - Portugal - Ducado da Baviera).
Teoria das hibridizações artísticas: parcerias culturais. Aspetos gerais.
5 Abril 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Os marfins cíngalo-portugueses e o papel do livro impresso na hibridização iconográfica e decorativa. Sua interpretação à luz das relações políticas, religiosas e culturais entre o Ceilão e Portugal no século XVI.
Teoria das hibridizações artísticas: minorias culturais.
1 Abril 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
A iluminura hebraica tardo-medieval em três contextos distintos: Lisboa, Andaluzia, Iémen. Redes judaicas transcontinentais, rotas comerciais internacionais e circulação de manuscritos. A complexidade da interação entre minorias e maiorias culturais. Processos de aculturação e processos de rejeição/autoexclusão visíveis nos três grupos de iluminuras estudados.
Teoria das relações interculturais: o modelo de Urs Bitterli.
29 Março 2016, 10:00 • Luís Urbano Afonso
As noções de "cultura", "relações (inter)culturais", "aculturação" e "hibridização artística".
O modelo de Urs Bitterli e o enfoque nas (as)simetrias de poder envolvidas nas interações culturais: I) encontros culturais limitados; II) parcerias culturais; III) colisões culturais; IV) relações culturais controladas.
Construção de padrões de interação artística com base no modelo de Bitterli.