Sumários

Baudelaire: Tableaux Parisiens

13 Outubro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Leitura e análise de alguns poemas dos "Tableaux Parisiens": "Les sept vieillards" (cont.), " "À une passante", "Crépuscule du soir" e "Crépuscule du matin".


Baudelaire "Tableaux Parisiens"

11 Outubro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Leitura e comentário de "Les Sept Vieillards".  A experiência da multidão descrita em "Le Peintre de la Vie Moderne". A influência de Poe. A leitura de Walter Benjamin. 


Baudelaire : "Tableaux Parisiens"

6 Outubro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Baudelaire crítico de arte: os Salons de 45, 46 e 59. o elogio de  Delacroix, Daumier, Constantin  Guy e Méryon.   Baudelaire e a caricatura, a sua defesa em "De l'Essence du rire"(1848).

Leitura e comentário de "Le Cygne" de "Tableaux Parisiens", secção de Les Fleurs du Mal.  Observações sobre o símbolo e a alegoria na poesia de Baudelaire,


Baudelaire :"Tableaux Parisiens"

4 Outubro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Baudelaire e a valorização do transitório e do contingente (" a época, a moda, a moral, a paixão"),ao lado do intemporal. Constantin Guy e a "memória" do presente: o "pintor da vida moderna".
A  cidade de Paris como inspiração : a secção de Les Fleurs du Mal intitulada "Tableaux Parisiens". Elementos para a leitura de "Le Cygne": descrição da cidade de Paris no tempo de Baudelaire, em particular da "Place du Caroussel"  no momento da sua renovação durante as intervenções urbanísticas de Hausmann no segundo Império.  As "personagens" do poema, o cisne, Andromaque, uma crioula,:  figuras alegóricas do exílio numa cidade em mudança. 

Leitura e comentário do poema "Correspondences": as "correspondências" entendidadas como um projecto poético a par da alegoria (em "Le Cygne"). 


Victor Hugo

29 Setembro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Conclusão do estudo dos poemas  seleccionados de Victor Hugo sobre a cidade: leitura de "Novembre" e de "Reverie". Breve referência a uma estética romântica das ruínas, em "Le Feu du Ciel" mas também em "L'Arc du Triomphe" ( L es Voix intérieures, 1837)