Sumários

Les Orientales.

27 Setembro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Duas tendências na poesia de Victor Hugo, a do poema cósmico e impessoal  e a do poema do "eu". O poeta mago e a escrita órfica da terra em alguns poemas de Hugo (Cf. "La pente de la rêverie" , poema de Les Feuilles d'Automne [1831])

Conclusão da leitura de "Le Feu du Ciel", poema sobre as cidades biblicas e a formação do deserto. 


Prefácio a Cromwell e Les Orientales

22 Setembro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Apontamentos sobre as idades da poesia, o poema romântico e o drama no prefácio a Cromwell. 

A emergência de um "certo tipo de belo" diferente do belo da antiguidade: a musa moderna e a mistura do grotesco e do sublime.

Leitura  de "Le Feu du Ciel" , poema de Les Orientales (1828): o poema sobre o mundo exterior que se contempla à distância e do qual se captam os aspectos exóticos. O poema oscila entre a visão esbatida e o detalhe nítido, propondo uma travessia do tempo e do espaço planetários. As cidades bíblicas de Babel, Sodoma e Gomorra. 


Paris de Victor Hugo

20 Setembro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

A cidade de Paris, entendida como "mito moderno". Breve referência a algumas datas importantes da história de França no seculo XIX entre a Regeneração e a Terceira República. As transformações de Paris no reinado de Louis Philippe que prosseguem e se acentuam  durante o  Segundo Império. Elementos para uma contextualização da obra de Victor Hugo: aspectos da vida pessoal de escritor em articulação com as sucessivas revoluções que a marcaram, a de 1830, a de 1848, a Comuna e a Guerra com a Prússia. Hugo e o ideal republicano. 
A exposição Universal de Paris e o "Paris Guide" de 1865. 
Conclusão da leitura do texto de Victor Hugo para o catálogo dessa exposição.


Paris em dois poetas contemporâneos

15 Setembro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Leitura e  discussão do tópico da cidade em dois poemas respectivamente  um poema em prosa de Jacques Réda ( La Liberté des Rues, Paris, Gallimard, 1997) e de um poema de Jacques Roubaud, "L'Invitation au voyage" ( La Forme d'une ville change plus vite, hélas, que le coeur des humains, Gallimard, 1999). 



Paris na escrita dos seus maiores vultos, entre a primeira geração romântica e o pós-Guerra.

13 Setembro 2021, 09:30 Patrícia Soares Martins

Conversa com os alunos sobre o programa da cadeira, sobre a calendarização e sobre a avaliação.

Introdução ao primeiro ponto do programa, sobre a cidade de Paris enquanto mito e tema da poesia entre o Romantismo, o Modernismo e o pós Segunda Grande-Guerra em França. 
Leitura de um texto de Victor Hugo sobre Paris (publicado em 1856, num catálogo da Exposição Universal de Paris).