Sumários

Norma, variação e desvio nos sistemas gramaticais.

19 Fevereiro 2016, 10:00 Telmo Lopes Móia

Norma, variação e desvio nos sistemas gramaticais: a regularidade dos sistemas linguísticos; conhecimento implícito vs. conhecimento implícito – sobre o possível efeito do conhecimento explícito no desenvolvimento da competência escrita; tipos de variação linguística; normalização linguística.


Análise e comentário de recomendações sobre características da escrita de qualidade

18 Fevereiro 2016, 16:00 Luís Graça

Análise e comentário de recomendações sobre características da escrita de qualidade [cf. slides na plataforma de e-learning].
Para a próxima aula, deverão ler o seguinte texto: Abaixo-assinado [disponível na plataforma de e-learning]


Correcção exercício distribuído na aula anterior

18 Fevereiro 2016, 10:00 Matilde Miguel

 1. Listagem das questões colocadas pelos desvios nas produções de alunos:

(a) Propriedades de selecção dos itens lexicais (preposições)
(b) Questões de colocação de clíticos (ênclise / próclise / mesóclise)
(c) morfologia verbal
(d) classe sintáctico-semântica dos predicados verbais


Noções de Análise do Discurso e de Pragmática Linguística

17 Fevereiro 2016, 14:00 Rita Marquilhas

  • O registo formal dos trabalhos académicos
  • Noções de pragmática linguística
Ver ligação para conteúdos e materiais:
https://passimsite.wordpress.com/2016/02/16/2-a-aula-o-registo-formal-dos-trabalhos-academicos/


Apresentação do programa. Definição de aspectos práticos do funcionamento da disciplina.

17 Fevereiro 2016, 10:00 Telmo Lopes Móia

Apresentação do programa, com ilustração das principais questões a estudar, através de um exercício. Definição de aspectos práticos do funcionamento da disciplina: informações bibliográficas; definição da avaliação – marcação de um teste escrito, com peso de 40% na nota final, para o dia 11 de Maio, e de três exercícios de produção de texto, a realizar nas aulas dos dias 16 de Março, 15 de Abril e 1 de Junho, que – conjuntamente com um quarto exercício de produção de texto a realizar em casa em Maio – constituem um portefólio, com peso conjunto de 50% na nota final; os restantes 10% da nota final dependem da participação dos alunos nas aulas e de trabalhos a realizar em casa; definição de um horário para atendimento dos alunos – 6.ª feira, entre as 14.00h e as 16.00h.