Sumários

Aula 5

29 Setembro 2025, 15:30 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Atividade a pares: pontuação de um texto.
A pontuação e os seus usos.
Regras de uso da vírgula.


Especificidades da escrita (cont.). O texto expositivo.

29 Setembro 2025, 14:00 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Especificidades da escrita (cont.): 5. aspetos gramaticais predominantemente associados à escrita (estruturas paratáticas vs. hipotáticas; frequência de conectores); 6. a clareza no texto escrito: questões de ambiguidade lexical, estrutural e referencial; 7. a pontuação. 

Leitura e análise de duas sequências expositivas/explicativas. Levantamento de propriedades desta tipologia de texto. 
Disponibilização no e-learning de material de apoio para a tipologia de texto expositivo (https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=10912).


Especificidades da escrita (cont.). O texto expositivo.

29 Setembro 2025, 11:00 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Especificidades da escrita (cont.): 5. aspetos gramaticais predominantemente associados à escrita (estruturas paratáticas vs. hipotáticas; frequência de conectores); 6. a clareza no texto escrito: questões de ambiguidade lexical, estrutural e referencial; 7. a pontuação. 

Leitura e análise de duas sequências expositivas/explicativas. Levantamento de propriedades desta tipologia de texto. 
Disponibilização no e-learning de material de apoio para a tipologia de texto expositivo (https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=10912). 


Apresentação dos critérios de correção dos textos escritos e do código de correção

29 Setembro 2025, 08:00 Nélia Alexandre

Exercício de diagnóstico: categorização dos problemas e respetiva explicação (conclusão).

Discussão sobre as principais áreas críticas detetadas:

- Léxico

Apresentação dos critérios de correção dos textos escritos.
A questão da contração da preposição e do artigo em subordinadas adverbiais.


Etapas do processo de escrita: planeamento

26 Setembro 2025, 12:30 Paula Luegi

. Diferentes formas de planear e de organizar o plano do texto: listas, mapas mentais, etc.

. Organização hierárquica e seleção dos tópicos a manter.

. Realização de exercício, em aula, de organização de tópicos propostos pelos alunos para a realização de um plano. Como agrupar, selecionar e hierarquizar os vários tópicos propostos?

. Diferenças entre macroplaneamento e microplaneamento.