Sumários
Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita
18 Setembro 2025, 11:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Escrita versus oralidade: a escrita como resultado de aprendizagem formal.
Especificidades da escrita: natureza regulamentável, possibilidade de planeamento, grau de formalidade, aspetos gramaticais.
Alguns objetivos do uso de marcas de oralidade na escrita.
Aula 2
17 Setembro 2025, 15:30 • Clara Raquel Gonçalves Pinto
Áreas críticas da língua: ortografia e acentuação.
17 Setembro 2025, 14:00 • Rita Margarida Gamito Gonçalves
Áreas críticas da língua: ortografia e acentuação. Realização de um
exercício de treino, tendo por base produções escritas de estudantes.
Erros ortográficos relacionados com: a) acentuação gráfica de palavras graves (falsas esdrúxulas); b) conjugação pronominal (grafia '-se') e pretérito imperfeito do modo conjuntivo (grafia 'sse'); c) palavras homófonas e parónimas; d) ditongo nasal tónico (grafia 'ão') e átono (grafia 'am'); e) advérbios de modo em -mente (não acentuados graficamente).
A ficha de trabalho realizada em aula, bem como material de apoio, de leitura recomendada, foram disponibilizados no 'e-learning' (https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=10912).
Apresentação do programa da Unidade Curricular
17 Setembro 2025, 12:30 • Paula Luegi
. Apresentação do programa: conteúdos programáticos, objetivos e bibliografia de referência.
. Marcação das datas e identificação dos diferentes elementos de avaliação:
- Teste intermédio - presencial e escrito (40%: 25%+15%)
- [29-10-2025] Produção de texto expositivo (referências e citações bibliográficas).
- [07-11-2025] Identificação, correção e justificação de erros.
- Teste final - presencial e escrito (50%: 25%+25%)
- [19-12-2025] Produção de texto argumentativo.
- [07-01-2026] Identificação, correção e justificação de erros.
- Participação relevante em aula (10%).
Áreas críticas da língua: ortografia e acentuação.
17 Setembro 2025, 11:00 • Rita Margarida Gamito Gonçalves
Áreas críticas da língua: ortografia e acentuação. Realização de um exercício de treino, tendo por base produções escritas de estudantes.
Erros ortográficos relacionados com: a) acentuação gráfica de palavras graves (falsas esdrúxulas); b) conjugação pronominal (grafia '-se') e pretérito imperfeito do modo conjuntivo (grafia 'sse'); c) palavras homófonas e parónimas; d) ditongo nasal tónico (grafia 'ão') e átono (grafia 'am'); e) advérbios de modo em -mente (não acentuados graficamente).
A ficha de trabalho realizada em aula, bem como material de apoio, de leitura recomendada, foram disponibilizados no 'e-learning' (https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=10912).