Sumários

Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita

18 Setembro 2025, 11:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Escrita versus oralidade: a escrita como resultado de aprendizagem formal.
Especificidades da escrita: natureza regulamentável, possibilidade de planeamento, grau de formalidade, aspetos gramaticais.

Alguns objetivos do uso de marcas de oralidade na escrita.


Aula 2

17 Setembro 2025, 15:30 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Exercício de identificação, correção e explicação de erros em texto jornalístico.
Redação de um pequeno texto diagnóstico (tarefa a concluir em casa).


Áreas críticas da língua: ortografia e acentuação.

17 Setembro 2025, 14:00 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Áreas críticas da língua: ortografia e acentuação. Realização de um exercício de treino, tendo por base produções escritas de estudantes. 

Erros ortográficos relacionados com: a) acentuação gráfica de palavras graves (falsas esdrúxulas); b) conjugação pronominal (grafia '-se') e pretérito imperfeito do modo conjuntivo (grafia 'sse'); c) palavras homófonas e parónimas; d) ditongo nasal tónico (grafia 'ão') e átono (grafia 'am'); e) advérbios de modo em -mente (não acentuados graficamente).

A ficha de trabalho realizada em aula, bem como material de apoio, de leitura recomendada, foram disponibilizados no 'e-learning' (https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=10912).




Apresentação do programa da Unidade Curricular

17 Setembro 2025, 12:30 Paula Luegi

. Apresentação do programa: conteúdos programáticos, objetivos e bibliografia de referência.

. Marcação das datas e identificação dos diferentes elementos de avaliação:

  • Teste intermédio - presencial e escrito (40%: 25%+15%)
    • [29-10-2025] Produção de texto expositivo (referências e citações bibliográficas).
    • [07-11-2025] Identificação, correção e justificação de erros.
  • Teste final - presencial e escrito (50%: 25%+25%)
    • [19-12-2025] Produção de texto argumentativo.
    • [07-01-2026] Identificação, correção e justificação de erros.
  • Participação relevante em aula (10%).


Áreas críticas da língua: ortografia e acentuação.

17 Setembro 2025, 11:00 Rita Margarida Gamito Gonçalves

Áreas críticas da língua: ortografia e acentuação. Realização de um exercício de treino, tendo por base produções escritas de estudantes. 

Erros ortográficos relacionados com: a) acentuação gráfica de palavras graves (falsas esdrúxulas); b) conjugação pronominal (grafia '-se') e pretérito imperfeito do modo conjuntivo (grafia 'sse'); c) palavras homófonas e parónimas; d) ditongo nasal tónico (grafia 'ão') e átono (grafia 'am'); e) advérbios de modo em -mente (não acentuados graficamente).

A ficha de trabalho realizada em aula, bem como material de apoio, de leitura recomendada, foram disponibilizados no 'e-learning' (https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=10912).