Sumários

Identificação, correção e justificação de erros: continuação da correção do Exercício 5

4 Dezembro 2025, 11:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Continuação da resolução conjunta do Exercício 5. Abordagem dos seguintes conteúdos gramaticais:

- (não) contração de preposições com artigos e orações infinitivas;

- mesóclise obrigatória;

- vírgulas obrigatórias;

- verbos impessoais;

- regência (verbal e nominal);

- orações concessivas e modo cojuntivo;

- uso do pronome relativo "onde";

- dequeísmo;

- pronome relativo "cujo, cuja, cujos, cujas" e a redundância na expressão de posse e de género e número;

- concordância em pessoa/número;

- paronímia.


Aula 23

3 Dezembro 2025, 15:30 Clara Raquel Gonçalves Pinto

Caracterização das orações relativas.
Problemas frequentes no uso de orações relativas restritivas - relativas cortadoras, resumptivas e usos incorretos dos elementos relativos 'cujo', 'onde' e 'o qual'.
Resolução de exercícios.


Texto argumentativo: planeamento e textualização

3 Dezembro 2025, 14:00 Rita Margarida Gamito Gonçalves

O texto argumentativo: (i) característica fundamental (apresentação de uma tese); (ii) funções do texto argumentativo; (iii) características da organização; (iv) aspetos da microestrutura do texto argumentativo.

Disponibilização de um texto de apoio ao tema sobre o qual deverão redigir o texto. Realização de um exercício de planeamento e escrita de texto argumentativo.


Texto argumentativo: planeamento e textualização

3 Dezembro 2025, 11:00 Rita Margarida Gamito Gonçalves

O texto argumentativo: (i) característica fundamental (apresentação de uma tese); (ii) funções do texto argumentativo; (iii) características da organização; (iv) aspetos da microestrutura do texto argumentativo.

Disponibilização de um texto de apoio ao tema sobre o qual deverão redigir o texto. Realização de um exercício de planeamento e escrita de texto argumentativo.


Correção do texto expositivo do teste 1 e planeamento de um texto argumentativo

3 Dezembro 2025, 08:00 Nélia Alexandre

Correção do texto expositivo do teste 1:

Feedback individualizado aos alunos.
Planeamento de um texto argumentativo sobre 'igualdade'