Sumários

Texto narrativo

13 Novembro 2018, 12:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Entrega e comentário dos textos escritos em aula como 1.º elemento de avaliação obrigatório.

2. Conclusão da escrita do texto narrativo em grupo.
3. Revisão do conceito de coesão textual, com foco na coesão referencial, na coesão lexical e na coesão temporal.


Citações e referências

13 Novembro 2018, 10:00 Hugo Canelas Cardoso

- Citações:

1. Citações indiretas e diretas;
2. Coesão frásica com inserção de citações diretas (sistematização e exercícios de correção).

- Referências:

1. Referências bibliográficas e bibliografias;
2. Observação e discussão da estrutura de uma bibliografia;
3. Diversas normas para a construção de referências bibliográficas (a Norma Portuguesa [NP 405] e a norma de uma editora científica [Mouton de Gruyter]).
4.Prática de construção de referências a partir de fontes impressas (livros, capítulo de livro editado, artigo em revista científica e dissertação).

- Distribuição de textos reescritos pelos alunos e corrigidos pelo docente.


Citiações e referências

13 Novembro 2018, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

- Citações:

1. Citações indiretas e diretas;
2. Coesão frásica com inserção de citações diretas (sistematização e exercícios de correção).

- Referências:

1. Referências bibliográficas e bibliografias;
2. Observação e discussão da estrutura de uma bibliografia;
3. Diversas normas para a construção de referências bibliográficas (a Norma Portuguesa [NP 405] e a norma de uma editora científica [Mouton de Gruyter]).
4.Prática de construção de referências a partir de fontes impressas (livros, capítulo de livro editado, artigo em revista científica e dissertação).

- Distribuição de textos reescritos pelos alunos e corrigidos pelo docente.


O resumo

12 Novembro 2018, 10:00 Aurora Coutinho

Fazer um resumo de texto: metodologia.

I) Resumo coletivo do texto "Quer evitar a demência aprenda uma nova língua" : resumir o texto:
- metodologia;
- erros a não cometer;
- resumo coletivo oral;
TPC: transcrever o resumo feito oralmente na aula. 


Pontuação e estrutura sintática - os usos da vírgula

9 Novembro 2018, 16:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Reflexão sobre os problemas encontrados nos textos de avaliação sumativa produzidos pelos alunos, com especial destaque para questões de coesão textual nomeadamente, coesão temporal: articulação entre a sequência textual apresentada no exercício de escrita e o texto produzido pelos alunos, construção de relações temporais através dos tempos verbais.

2. Pontuação e estrutura sintática: (i) pontuação e interpretação: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) tem reflexos na interpretação das frases; (ii) pontuação e gramaticalidade: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) determina a gramaticalidade da frase. As regras de uso da vírgula.