Sumários

Coordenação e enumerações

30 Outubro 2018, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

- Exercício de correção de orações relativas (conclusão).

- Distribuição de textos produzidos pelos alunos e corrigidos pelo docente.

- Coordenação e enumerações (sistematização).


Exercício de avaliação nº1

29 Outubro 2018, 10:00 Aurora Coutinho

Exercício para avaliação


Estratégias de planeamento de texto

26 Outubro 2018, 16:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. O planeamento do texto. Distinção entre macroplaneamento e microplaneamento. Apresentação de diferentes estratégias de recolha e organização da informação – a construção de conjuntos de tópicos hierarquizados; a construção de redes semânticas e mapas conceptuais.

2. Início de um exercício de planeamento de um texto expositivo - distribuição aos alunos de um conjunto de textos informativos sobre o tema proposto, que lhes permitirá elaborar um plano, de acordo com os seguintes procedimentos: seleção da informação, representação da informação selecionada, articulação entre as diferentes partes da informação.


Estratégias de planeamento de texto

26 Outubro 2018, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. O planeamento do texto. Distinção entre macroplaneamento e microplaneamento. Apresentação de diferentes estratégias de recolha e organização da informação – a construção de conjuntos de tópicos hierarquizados; a construção de redes semânticas e mapas conceptuais.

2. Início de um exercício de planeamento de um texto expositivo - distribuição aos alunos de um conjunto de textos informativos sobre o tema proposto, que lhes permitirá elaborar um plano, de acordo com os seguintes procedimentos: seleção da informação, representação da informação selecionada, articulação entre as diferentes partes da informação.


Texto argumentativo e usos da vírgula

26 Outubro 2018, 12:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1. Revisão do texto realizado na aula anterior.

2. Usos da vírgula:

    (i) casos particulares de uso de vírgula;

    (ii) resolução de problemas surgidos na escrita do texto argumentativo;

    (iii) ficha de trabalho.