Sumários

Exercícios de revisão

25 Setembro 2018, 10:00 Hugo Canelas Cardoso

- Conclusão da aula anterior: discussão do texto "Esta que se acina Gabriela", de António Lobo Antunes, para identificar as marcas de oralidade que aí se observam.

- Exercícios práticos de revisão de frases e excertos com problemas de natureza diversa (lexicais, de pontuação, conjugação, concordância, colocação de pronomes clíticos, seleção de preposições).


Exercícios de revisão

25 Setembro 2018, 08:00 Hugo Canelas Cardoso

- Conclusão da aula anterior: discussão do texto "Esta que se acina Gabriela", de António Lobo Antunes, para identificar as marcas de oralidade que aí se observam.

- Exercícios práticos de revisão de frases e excertos com problemas de natureza diversa (lexicais, de pontuação, conjugação, concordância, colocação de pronomes clíticos, seleção de preposições).


Tipologia textual; o texto argumentativo

24 Setembro 2018, 10:00 Aurora Coutinho

- Tipologia textual;

- O texto argumentativo.
- Exercício prático individual: exercício de diagnóstico


As especificidades da escrita. Realização de um exercício de escrita para diagnóstico.

21 Setembro 2018, 16:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. As especificidades da escrita: (i) Características do processo que conduz a uma competência escrita. (ii) O caráter regulamentável e menos dinâmico da escrita. As convenções ortográficas. Limitações de representação da oralidade através da grafia.

2. Realização de um primeiro exercício de escrita, para diagnóstico de problemas de escrita.


As especificidades da escrita. Realização de um exercício de escrita para diagnóstico.

21 Setembro 2018, 14:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. As especificidades da escrita: (i) Características do processo que conduz a uma competência escrita. (ii) O caráter regulamentável e menos dinâmico da escrita. As convenções ortográficas. Limitações de representação da oralidade através da grafia.

2. Realização de um primeiro exercício de escrita, para diagnóstico de problemas de escrita.