Sumários

Exercício escrito.

1 Junho 2017, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Realização do último exercício escrito (elemento para avaliação).


Exercício escrito.

1 Junho 2017, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Realização do último exercício escrito (elemento para avaliação).


O diálogo Górgias.

30 Maio 2017, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

"Que pergunta faria eu, se me coubesse preparar o enunciado do próximo teste?" - sondagem aos Alunos; identificação de possibilidades de exploração do texto do Górgias.

Formas de representação de desencontro: Sócrates vs "retóricos/sofistas".
O final do diálogo: monólogo e pseudo-diálogo (505e...); o recurso ao exemplum (523a...); o salto para o plano escatológico; a exortação à "prática da virtude".
Força e fraqueza da retórica: um problema em aberto.   


O diálogo Górgias.

30 Maio 2017, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

"Que pergunta faria eu, se me coubesse preparar o enunciado do próximo teste?" - sondagem aos Alunos; identificação de possibilidades de exploração do texto do Górgias.

Formas de representação de desencontro: Sócrates vs "retóricos/sofistas".
O final do diálogo: monólogo e pseudo-diálogo (505e...); o recurso ao exemplum (523a...); o salto para o plano escatológico; a exortação à "prática da virtude".
Força e fraqueza da retórica: um problema em aberto.   


O diálogo Górgias.

25 Maio 2017, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A "questão onomasiológica": o acto de "chamar" e suas implicações

"Crença" e "ciência": termos fulcrais na discussão sobre a retórica.
Retóricos e sofistas: relações estabelecidas no diálogo platónico.
O hedonismo como problema: defesa e refutação.