Sumários

Discurso argumentativo.

16 Março 2017, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento da leitura comentada do texto de Italo Calvino, "Porquê ler os clássicos": razão e aporia; citação e recurso ao "exemplum"; variações sobre um tema constante.

Um autor "clássico" - Eça de Queirós e "Europa". Reconhecimento de linhas estruturantes do texto. O valor da antítese na construção do discurso.


Discurso argumentativo.

16 Março 2017, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento da leitura comentada do texto de Italo Calvino, "Porquê ler os clássicos": razão e aporia; citação e recurso ao "exemplum"; variações sobre um tema constante.

Um autor "clássico" - Eça de Queirós e "Europa". Reconhecimento de linhas estruturantes do texto. O valor da antítese na construção do discurso.


Continuação do estudo do texto argumentativo

16 Março 2017, 10:00 Serafina Martins

Continuação do estudo do texto argumentativo

1 - As fases de produção de um texto argumentativo: inventio, dispositivo, elocutio.

2 - Explicação detalhada do que é a elocutio, tendo em conta, principalmente, as qualidades gerais que um texto argumentativo deve apresentar: clareza, decoro, beleza.

3 - A metáfora: o princípio de funcionamento; a diferença entre metáfora gasta e metáfora rara; a metáfora amplificada ou desenvolvida; exemplos.



A narratio

15 Março 2017, 16:00 Ângela Correia

Comentário e correção de exercícios de enquadramento em discursos argumentativos escritos pelos alunos.


Descrição e Argumentação.

14 Março 2017, 16:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O recurso ao "exemplum": o valor da micro-narrativa na construção de um texto argumentativo.
O discurso descritivo no texto argumentativo: possibilidades e efeitos.

Comentário de uma crónica de Paulo Varela Gomes: "O amor da Índia".Identificação de processos comuns e de traços afins: da crónica de Varela Gomes ao artigo de Italo Calvino, "Porquê ler os clássicos".