Sumários

Aula 5

13 Fevereiro 2019, 10:00 Susana Valdez

Revisão da matéria da última aula (sumário) e esclarecimento de dúvidas. 


Leitura acompanhada do poema "Mouse's Tale" da obra "Alice in Wonderland". Discussão da natureza do poema, seus problemas e estratégias de tradução. Tradução em grupo do poema.


Aula 4

6 Fevereiro 2019, 10:00 Susana Valdez

Revisão da matéria da última aula (sumário) e esclarecimento de dúvidas.

Conclusão da correção e discussão das soluções de tradução do TP “School lunches” de Anne Lamott.

Início da discussão do texto teórico “Literary translation” de Dirk Delabastita (Handbook of Translation Studies): a definição de tradução literária e tradução não literária, objetivo da tradução literária, pseudotraduções e a teoria dos polissistemas de Even-Zohar.

Observações:  
— Para a próxima aula trazer obrigatoriamente o texto teórico “Literary translation” de Dirk Delabastita (Handbook of Translation Studies), bem como o TP para tradução "Mouse's Tale" de Lewis Carroll (Alice's Adventures in Wonderland). Ver Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1516.

— Os alunos Erasmus que não tenham acesso ao Moodle devem enviar-me um e-mail (susana.valdez@campus.ul.pt) para vos enviar os textos. 


Aula 3

4 Fevereiro 2019, 10:00 Susana Valdez

Revisão da matéria da última aula (sumário) e esclarecimento de dúvidas. Revisão dos recursos à disposição dos alunos: Fénix e  Moodle

Correção e discussão das soluções de tradução da primeira parte do TP “School lunches” de Anne Lamott. Conclusão da tradução do TP e esclarecimentos.

Observações: 
— Para a próxima aula trazer obrigatoriamente o texto teórico “Literary translation” de Dirk Delabastita (Handbook of Translation Studies), bem como o TP para tradução "Mouse's Tale" de Lewis Carroll (Alice's Adventures in Wonderland). Ver Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1516.

— Os alunos Erasmus que não tenham acesso ao Moodle devem enviar-me um e-mail (susana.valdez@campus.ul.pt) para vos enviar os textos.


Aula 2

30 Janeiro 2019, 10:00 Susana Valdez

Leitura acompanhada e identificação dos principais problemas do texto “School lunches” de Anne Lamott (Bird by Bird. Some Instructions on Writing and Life).

Exercício de escrita criativa com base no texto. Tradução e discussão de problemas do texto “School lunches”.

Observações:

— Material obrigatório para a próxima aula: “Literary translation” de Dirk Delabastita (Handbook of Translation Studies). (Ver Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1516)

— Para receber informações e mensagens devem inscrever-se na cadeira no Moodle.


Aula 1

28 Janeiro 2019, 10:00 Susana Valdez

Apresentação: funcionamento da aula, objetivos da disciplina, conteúdos programáticos, material e recursos, avaliação, incluindo datas dos momentos avaliativos.
Visualização da reportagem “Literary Translation” e discussão dos principais conceitos.

Material para a próxima aula (obrigatório):  "School lunches" (no Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1516#section-1).

Observações:

— A cadeira já está disponível no Moodle e devem trazer obrigatoriamente para a próxima aula o texto "School lunches"

Avaliação geral:

— uma prova de avaliação presencial (40%)

— um trabalho teórico-prático em grupo, incluindo apresentação oral e entrega de tradução (30%)

— participação, incluindo assiduidade e pontualidade, participação oral regular e os exercícios presenciais individuais e em grupo levados a cabo durante o semestre (30%)

— a participação nas aulas é obrigatória, bem como a entrega dos trabalhos levados a cabo nas aulas

 

Avaliação de trabalhadores-estudantes:

— uma prova de avaliação presencial (40%)

— um trabalho teórico-prático em grupo, incluindo apresentação oral e entrega de tradução (30%)

— trabalho de acompanhamento das aulas (30%), incluindo a entrega de, no mínimo, 70% dos trabalhos levados a cabo nas aulas

 

Principais datas de avaliação:

— prova de avaliação presencial: 3 de abril

— trabalho teórico-prático em grupo (apresentação e entrega da tradução): 3 apresentações por aula nos dias 8 de abril, 10 de abril, 15 de abril, 24 de abril, 29 de abril, 6 de maio

 

Aulas extraordinárias de acompanhamento:

— 2 de abril, quinta-feira, 10:00-12:00

— 11 de abril, quinta-feira, 10:00-12:00

 

Atendimento dos alunos:

2ª-feira, 12h00-13h00, Departamento de Estudos Anglísticos (com marcação prévia).

 

Docente:

Susana Valdez  (susana.valdez@campus.ul.pt)