Sumários

Teste de Avaliação

22 Novembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Teste de Avaliação.


A Música do Romantismo Alemão

17 Novembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Audição e análise de um excerto da Sinfonia 3, 1º andamento, de L. Beethoven. Audição e análise da Sonata para piano n.º 14, Op. 27 n.º 2, de L. Beethoven. O Beethoven tardio (1825-1826): exemplo musical ( Späte streichquartette). O virtuosismo e o génio: audição de  Kreisleriana, Opus 16 (sehr rasch) (em homenagem a Hoffmann, de Robert Schumann (1810-1856). Os Lieder de Schumann: Dichterliebe, Op. 48. A noção de Gesamtkunstwerk de Richard Wagner. Audição e análise de excertos das seguintes óperas wagnerianas:  Die Wälkure e Tristan und Isolde.


Conclusão do estudo da obra "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso (1813)

15 Novembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da obra "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso (1813). Caracterização da personagem der graue Mann. A figura demoníaca enquanto pólo magnético (atracção e repulsa). Fontes literárias. Estética da ruptura (transgressão): a invulgaridade/deformação física enquanto sinal exterior da transgressão moral (interior/exterior). Comparação entre a obra de Chamisso e o conto Die Abenteur der Silvesternacht, de E.T.A. Hoffmann. Análise das páginas 124-125 da obra de Hoffmann.


Continuação do estudo da obra "Peter Schlemihls wundersame Geschichte", de Adelbert von Chamisso (1813)

10 Novembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo de  Peter Schlemihls wundersame Geschichte, de Adelbert von Chamisso (1813). Caracterização das personagens principais: Peter Schlemihl, "der Graue Mann" e as personagens femininas (Fanny e Mina). Reflexão sobre o domínio do fantástico (os elementos inusitados). A simbologia da sombra: referência à obra Victor Stoichita (2016), Breve História da Sombra, Lisboa, KKYM. O conceito de Das Unheimliche (infamiliar, estranheza inquietante): cf. ensaio de Freud em que ilustra a sua teoria a partir da obra Der Sandmann (1816), de Hoffmann. 


Início do estudo da obra Peter Schlemihls wundersame Geschichte, de Adelbert von Chamisso

8 Novembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Início do estudo da obra  Peter Schlemihls wundersame Geschichte, de Adelbert von Chamisso (1813). Visionamento do Filme de animação: L’Homme sans ombre (2004), de Georges Schwizgebel.  A Fabulosa História de Peter Schlemihl enquanto obra romântica: isotopias temáticas. Material: Susana Oliveira, “A Sombra Perdida”, in: Margens e Confluências, nº 5, pp. 72-73). Participação dos alunos: sinopse e procedimentos narrativos. A tematização da sombra: diálogos intertextuais ( A Noite de S. Silvestre, de E. T. Hoffmann e A Sombra,  de Hans Christian Andersen).