Sumários

Continuação do estudo do "Sturm und Drang" e explicitação do enquadramento periodológico do Romantismo Alemão

27 Setembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo do Sturm und Drang: a) a valorização do sentimento, plasmada numa literatura confessional; b) a insatisfação espiritual e nostalgia do infinito que se iriam exacerbar nos românticos; c) o forte declínio das influências greco-latinas e o acentuado distanciamento dos cânones estéticos do classicismo; d) a gradual substituição das influências greco-latinas por novos modelos e por novas fontes (Shakespeare, poemas de Ossian e Pensamentos Nocturnos, de Young) e e) a meditação lírica sobre a noite e a morte (análise textual II: leitura e análise da obra Hymnen and die Nacht (1800), de Novalis (Friedrich von Hardenberg); Hino 1, 2 e 4). Explicitação do enquadramento periodológico do Romantismo Alemão. a) Frühromantik (1796-1806); b) Hochromantik (1806-1815) e c) Spätromantik (1815-1830). Dilucidação do conceito periodológico do Período da Arte ( Kunstperiode) e o Classicismo de Weimar: a preponderância de duas figuras tutelares (Goethe e Schiller) e do seu encontro e colaboração em Weimar. 


Continuação do estudo do movimento romântico (enquadramento conceptual): o subperíodo do "Sturm und Drang"

22 Setembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo do movimento romântico (enquadramento conceptual). Análise de um brevo trecho em torno da era romântica enquanto indagação subjectiva: a demanda de si próprio (Georges Gusdorf, L’Homme Romantique, Paris, Payot, 1984, p. 17). Comentário à hipótese avançado por Michael Löwy, na obra Revolta e Melancolia (1996), segundo a qual o romantismo seria, por essência, uma reacção contra o modo de vida na sociedade capitalista; a rebelião contra a reificação e a desumanização do humano. Leitura e análise do hino de Johann Wolfgang von Goethe, “Prometheus” (1774). Caracterização preliminar do Sturm und Drang: principais marcas estilísticas e temáticas.


Reflexões preliminares sobre o conceito de romantismo (continuação)

20 Setembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Reflexões preliminares sobre o conceito de romantismo: comentário a um trecho do seguinte capítulo:  Jorge de Sena (2004), “O Romantismo”, A Arte de Jorge de Sena. Uma Antologia, ed. J. F. Lourenço, Lisboa, Relógio D’Água, pp. 272-284. Actividade Pedagógica I: questionário realizado através da ferramenta digital wordwall.net (exercício prático de diagnóstico). O Romantismo enquanto megafenómeno cultural e espiritual. O enquadramento periodológico (segunda metade do século XVIII e a primeira metade do século XIX): alusão aos subperíodos que correspondem ao florescimento e ao declínio das principais coordenadas estético-ideológicas. Caracterização sumária das principais opções temáticas e das estratégias literárias que configuram as várias facetas desse extenso período literário. Caracterização preliminar do pré-romantismo.


Apresentação das ferramentas de trabalho (moodle, antologia da Unidade Curricular e materiais bibliográficos)

15 Setembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação das ferramentas de trabalho (moodle, antologia da Unidade Curricular e materiais bibliográficos).


Apresentação dos conteúdos programáticos

13 Setembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação dos conteúdos programáticos. Calendarização detalhada das sessões e elementos de avaliação.