Sumários

Conclusão do estudo da obra Faust, de J. W. v. Goethe

3 Novembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da obra "Faust", de J. W. v. Goethe. Análise detalhada dos seguintes versos: v. 612-621; v. 499-500; v. 623-630; v. 652-655; v. 742-743; comentário às cenas “Vor dem Tor” e “Studierzimmer”: o pacto com Mefistófeles. Cena “À tardinha” (a partir do verso 2678). A tragédia burguesa. Esclarecimento sobre os trabalhos individuais dos alunos. Preparação para o teste do dia 22 de Novembro de 2021 (recapitulação de alguns tópicos, previamente abordados).


Continuação do estudo da obra "Faust", de J. W. v. Goethe

27 Outubro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da obra "Faust", de J. W. v. Goethe. A filosofia do fáustico (a leitura de Ernst Bloch). Análise detalhada das três secções iniciais: “Zueignung”, “Vorspiel auf dem Theater” e “Prolog im Himmel”. Análise da cena “Nacht” (conteúdos temáticos e traços estilísticos). O topos da Existenzkrise.


Continuação do estudo da obra "Faust", de J. W. v. Goethe

25 Outubro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da obra Faust, de J. W. v. Goethe. Reflexão conjunta em torno da unidade estrutural, temática e estilística. Fausto enquanto retrato da própria diversidade da vida em devir (a centralidade do conceito de metamorfose em Goethe). Análise do Plano da estrutura de Fausto I (1808), in: João Barrento (2018), Goethe. O Eterno Amador, Lisboa, Bertrand, p. 148. Análise da estrutura de Fausto I e II, in: João Barrento (2018), Goethe. O Eterno Amador, Lisboa, Bertrand, p. 148. O “pequeno mundo” e o “grande mundo: Parte I e Parte II. Comentário a dois trechos do ensaio “Goethe and the Avoidance of Tragedy”, de Erich Heller, in: The Disinherited Mind (London: Penguin, 1961), pp. 33-55. Análise estrutural da obra: as três secções introdutórias: a perspectiva autobiográfica, a perspectiva poetodológica e a perspectiva metafísica.


Início do estudo de "Faust", de J. W. v. Goethe

20 Outubro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Início do estudo de Faust, de J. W. v. Goethe: reflexão conjunta sobre o opúsculo Zum Shakespeare Tag (1771): o culto romântico de Shakespeare e a polémica em torno dos géneros literários. Comparação do opúsculo goethiano com alguns excertos de Prefácio a Cromwell (1827), de Victor Hugo. As origens do mito de Fausto: os Volksbücher e a influência da obra de Christopher Marlowe, The Tragical History of Doctor Faustus (1604). Algumas noções introdutórias sobre a unidade de Fausto: a relação entre a Parte I e a Parte II (diferenças temáticas e estilísticas). A este propósito, analisou-se a conversação datada de 17 de Fevereiro de 1831, extraída da obra Gespräche  mit  Goethe , de Johann Eckermann.


Conclusão do estudo de "Werther", de Goethe

18 Outubro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Temporalidade e espacialidade em  Werther. O primado do tempo psicológico em detrimento do tempo da diegese (carácter confessional da narrativa). União mística com a natureza (Carta de 22 de Maio de 1771). Ambivalência da representação da Natureza ( Natur): enquanto espaço ambíguo (evasão e fusão). Composição romanesca: cenário idílico e outros elementos retardadores do desenlace trágico. A crítica aos princípios da moral burguesa (encarnados pela personagem Albert) e o princípio da ociosidade (encarnados pelo protagonista). Análise da Carta de 12 de Agosto de 1771.