Sumários
A imitatio de Horácio na obra de António Ferreira.
6 Outubro 2016, 16:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
- António Ferreira: vida e obra. O contexto político e social do poeta em comparação com o de Horácio. A questão dos destinatários;
- A imitatio renascentista; definição do conceito e aplicação ao modelo horaciano;
- Os Poemas Lusitanos, os géneros cultivados e os seus modelos;
- As Odes (Livro I e II) de Ferreira; a sua relação com as odes horacianas: imitação e omissão;
- A experiência métrica de Ferreira como reflexo de uma imitação avaliada de Horácio.
Nota: a aula foi dada pelo Doutor Pedro Braga Falcão (UCP / CEC da FLUL).
A obra de Horácio.
4 Outubro 2016, 16:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
- Introdução à vida e obra de Horácio; o contexto político e social de Roma no séc. I a.C..
- A ode enquanto género na antiguidade; os principais modelos gregos; leitura recitada de alguns poemas de Safo e Píndaro;
- A experiência composicional de Horácio; a tentativa de adaptação aos metros latinos das referências da poesia grega; leitura recitada de alguns poemas de Horácio;
- A variedade métrica e temática das Odes de Horácio, um conspecto geral.
Nota: Aula dada pelo Doutor Pedro Braga Falcão (UCP /CEC da FLUL)
Vergílio e Diogo Bernardes, Camões, António Ferreira e Pero Andrade Caminha.
29 Setembro 2016, 16:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Influência das Bucólicas de Vergílio nas éclogas de Diogo Bernardes, Camões, António Ferreira e Pero de Andrade Caminha; formas de imitação (imitatio, contaminatio, aemulatio); comover os afectos do leitor (movere).
Ovídio na literatura camoniana.
27 Setembro 2016, 16:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Continuação do estudo da presença de Ovídio na literatura camoniana: a Ilha dos Amores e a Écloga dos Faunos.
Imitatio e aemulatio no Renascimento: Camões, Os Lusíadas.
22 Setembro 2016, 16:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Imitatio e aemulatio no Renascimento.
A presença de Vergílio e de Ovídio n'Os Lusíadas de Luís de Camões: análise do proémio e da descrição de Vénus (Canto II).