Sumários

Novas perspectivas sobre a Antiguidade na poesia portuguesa contemporânea.

29 Novembro 2016, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Conclusão do estudo da representação da Antiguidade na poesia portuguesa contemporânea: leitura e comentário de “Canto Marítimo”, de Nuno Júdice.

Considerações sobre a teoria da tradução e a adequação de textos antigos ao gosto literário de diferentes épocas: o caso das traduções de Horácio realizadas por Eugénio de Castro (simbolismo) e Vasco Graça Moura (século XXI). Leitura, análise e comentário (linguístico e versificatório) das odes I.11, I.23 e III.30.


Nota: A aula foi dada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC / UCP).


Novas perspectivas sobre a Antiguidade na poesia portuguesa contemporânea.

24 Novembro 2016, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Conclusão da leitura de “O Sacrifício de Ifigénia”, de Eugénio de Andrade.

  1. Eugénio de Andrade e a tradição romana: Leitura, análise e comentário de “Roma”;
  2. O mito de Eurídice na poesia de Miguel Torga: leitura, análise e comentário dos poemas de Orfeu RebeldeCâmara Ardente e Diário;
  3. Roma na poesia de David Mourão-Ferreira: doutrina e tradição poética (leitura, análise e comentário de “Ars Poetica” e “Ruínas Romanas”).
Nota: A aula foi dada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC / UCP).


Novas perspectivas sobre a Antiguidade na poesia portuguesa contemporânea.

22 Novembro 2016, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

  1. Presença de Horácio na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen: aproximação temática nas odes “À maneira de Horácio”, e a doutrina de “Arte Poética”, “Métrica” e “Homero” (leitura e comentário);
  2. Mitos clássicos na poesia de Eugénio de Andrade: leitura, análise e comentário de “Narciso” e “O Sacrifício de Ifigénia”.
Nota: A aula foi dada pelo Doutor Ricardo NObre (CEC / UCP).


Ricardo Reis e Horácio.

17 Novembro 2016, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Sistematização da aula anterior.

Leitura de diversos de poemas de Ricardo Reis e Horácio sob o prisma sugerido.

Nota: A aula foi dada pelo Doutor Pedro Braga Falcão (UCP / CEC)


Horácio e Ricardo Reis.

15 Novembro 2016, 16:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Revisão a propósito da lírica horaciana.

Ricardo Reis: a génese do heterónimo de Fernando Pessoa.
O conhecimento da língua latina de Fernando Pessoa, pistas de investigação.
Linhas de força de Ricardo Reis em relação a Horácio: imitação e não-imitação.
Aproximação formal em relação à estrutura da ode ricardiana e a sua inspiração horaciana.

Nota: A aula foi dada pelo Doutor Pedro Braga Falcão (UCP / CEC).