Sumários
O mito de Eneias e Dido
7 Abril 2022, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Recepção de Eneias e Dido na Literatura Portuguesa:
- A representação de Eneias como guerreiro e amante (exemplos da Ilíada, da Eneida e das Heróides);
- Referências a Eneias como navegador e guerreiro n'Os Lusíadas e como amante na lírica de Luís de Camões;
- A «Cantata de Dido» como figuração pré-romântica de Dido;
- Versão alternativa de Bocage no soneto «À Constância de Dido»;
- Opções pós-modernas: o símbolo Dido e Eneias em três poemas de Nuno Júdice.
Nota: Aula com o Doutor Ricardo Nobre.
Ruy Belo: sob(re) a influência dos clássicos (II)
5 Abril 2022, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
“O poeta na cidade”: genealogia de um topos literário; a importância da tradição clássica na projecção da figura do poeta em Ruy Belo. Leitura e comentário dos poemas “Aquele grande rio Eufrates” e “Rua do Sol a Sant’ana” e de um excerto do ensaio “Poesia Nova”.
A tradição clássica na poesia da melancolia: leitura comentada dos poemas “O último inimigo”, “No túmulo de Sardanapalo”, “Declaração de amor a uma romana do século segundo”, “Estátua de rapariga que se prepara para dançar”, “Do sono da desperta Grécia”.
Ruy Belo: sob(re) a influência dos clássicos (I)
31 Março 2022, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Breve apresentação biobibliográfica de Ruy Belo. Síntese de alguns traços característicos da poética e da poesia do autor.
A importância da tradição, em particular da tradição clássica, para a criação poética na reflexão metapoética de Ruy Belo: leitura comentada de alguns excertos ensaísticos (“Poesia Nova”, “As influências em poesia”, e “Explicação que o autor houve por indispensável antepor a esta segunda edição [de Aquele Grande Rio Eufrates, 1972]”) e de poemas em prosa (“Pequena Indústria” e “Os fingimentos da poesia”).
Nota: Aula com a Prof.ª Doutora Rita Patrício.
O mito de Medeia na literatura portuguesa.
29 Março 2022, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Recepção do mito de Medeia na Antiguidade: principais fontes clássicas (literatura grega; literatura latina; cerâmica; frescos...).
Recepção do mito de Ulisses em Eça de Queirós.
24 Março 2022, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
A recepção de Ulisses n'«A Perfeição» de Eça de Queirós:
- o paralelo com a Odisseia;
- tempo e espaço na ilha de Ogígia;
- a configuração da personagem e os valores humanos em falta;
- a perfeição como morte.
Nota: Aula com o Doutor Ricardo Nobre.