Sumários

Teste presencial.

12 Maio 2022, 12:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Realização de teste presencial.


Nota: A estrutura do teste contemplou dois grupos (perguntas múltiplas para escolher uma, em cada grupo) a responder presencialmente, e um terceiro grupo (análise de texto) para trabalho em casa (a entregar, por email, até ao final de domingo, dia 15).


Daniel Faria (1971-1999) conversando com os clássicos

10 Maio 2022, 12:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Daniel Faria (1971-1999) conversando com os clássicos

 1. Daniel Faria, um poeta para sempre

a) Uma herança de palavras: Poesia (2003, 1ª edição), O Livro do Joaquim (2007, 1ª edição), Sétimo Dia (2021, 1ª edição). A importância da materialidade do livro. Apresentação do poeta por Luís Adriano Carlos.

b) Do poema “Arte Poética”, de Oxálida (1992), à regra de S. Bento: entre o silêncio e a palavra, entre o ausculta e o peruenies.

 2. Lidar com os clássicos

a) Percurso académico de um aluno leitor de poesia.

b) Um início de conversa: referências clássicas em O Livro do Joaquim e Sétimo Dia.

c) Continuar a conversar: mitos clássicos no poema inédito “Mãe”, poemas “Histórias do país de Helena”, “Ítaca”, “Naíade”, de Oxálida, o ciclo “Explicação do labirinto” de Explicação das Árvores e de Outros Animais, um poema da secção “Uma espécie de anjo ferido na raiz”, de Homens que São como Lugares mal Situados.

 3. Considerações finais

a) Uma tentativa de síntese: um eu que espera um tu ausente, o poema como teia e lugar dessa espera, os mitos clássicos reescritos à luz de uma poética marcada pelo silêncio, pela morte, pela busca de uma Verdade, pelo regresso à origem, pelo desejo de um amor infinito.

b) Da magnólia de Luiza Neto Jorge à magnólia de Daniel Faria, “de verdade a todo o redor – maior e mais bonita do que a palavra”.

c) Audição de passos de Sétimo Dia (programa A Ronda da Noite).


Nota: Aula com o Dr. Gil Teixeira.


Os clássicos na obra de Fiama Hasse Pais Brandão (II)

5 Maio 2022, 12:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Os clássicos na obra de Fiama Hasse Pais Brandão (II)


Leitura e comentário de poemas de Fiama Hasse Pais Brandão com relações explícitas com textos homéricos, virgilianos e ovidianos: as figuras de Penélope, de Eneias, de Orfeu e de Eurídice enquanto figuras da escrita. 


Nota: Aula com a Prof.ª Doutora Joana Matos Frias.


Os clássicos na obra de Fiama Hasse Pais Brandão (I)

3 Maio 2022, 12:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Os clássicos na obra de Fiama Hasse Pais Brandão (I)


Breve apresentação da obra de Fiama Hasse Pais Brandão, com especial destaque para os títulos de livros assumidamente dialogantes com a tradição literária, de Novas Visões do Passado a Homenagemàliteratura, e com a tradição greco-latina, como Sob o Olhar de Medeia ou Eu Vi o Epidauro.  
Leitura e comentário do texto inédito “A minha obra e referências literárias”, com vista a um esclarecimento sobre a natureza da importância das leituras da antiguidade para a formação literária da Autora.
Do louvor enquanto “nova visão”: a revitalização do género epidíctico e o encómio como acto de re-visão. Leitura e comentário do poema "Louvor dos antigos" e de uma secção do poema "Teoria da realidade, tratando-a por tu", com particular chamada de atenção para a insistência na convocação da figura fundadora do aedo.

Nota: Aula com a Prof.ª Doutora Joana Matos Frias.


Recepção dos Édipos de Sófocles e Séneca no António Marinheiro, de Santareno

28 Abril 2022, 12:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Recepção dos Édipos de Sófocles e Séneca no António Marinheiro, de Santareno
António e Amália como Édipo e Jocasta do século XX.
Actualização/recepção do mito de Édipo (semelhanças e diferenças entre os três autores).
O papel da psicanálise de Freud e do existencialismo de Sartre na peça de Santareno: incesto e voluptuosidade, livre-arbítrio e responsabilidade. 
Relevância dos presságios e das referências homoeróticas disseminados pela peça de Santareno.
Leituras e interpretações da recusa dos destinos trágicos de Édipo e Jocasta na peça de Santareno.

Aula com o Doutor Ricardo Duarte.