Sumários
O mito de Cassandra.
13 Abril 2023, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Fiama Hasse Pais Brandão e os clássicos (I)
11 Abril 2023, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Novas visões do passado: As "novas visões do passado" segundo Fiama Hasse Pais Brandão e a importância da oralidade na poesia e na filosofia antigas. Leitura e comentário dos poemas "A hera de Heraclito" e "Canto dos lugares", com especial destaque para a reescrita de um fragmento de Heraclito, para o enaltecimento da figura de Sócrates e para a convocação de Séneca.
O mito de Penélope.
30 Março 2023, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
O mito de Penélope, da Antiguidade aos nossos dias.
A poesia de Manuel Alegre (II)
28 Março 2023, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
- Um barco para Ítaca, 1971 (apreendido pela censura), 1974, 2021.
- estrutura da obra, epígrafes da Odisseia, de Homero.
- Episódio I - Na ilha de Calipso - epígrafe (Odisseia), processos de construção em falas de Ulisses e do Coro (invocação; hipotipose; ubi sunt?); "Canção de Ulisses para Penélope" (relação com "E alegre se fez triste" - O canto e as armas e com o soneto camoniano "Aquela triste e leda madrugada".- Chegar aqui, 1984, [2ª secção:] Louvor de Apolo (viagem à Grécia: maio de 83)
- Doze naus, 2007 - "Doze naus pintadas de vermelho" - cf. Homero, Ilíada, 2 e 11 (tradução de Frederico Lourenço, Cotovia, 2005)A Poesia de Manuel Alegre (I)
23 Março 2023, 12:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
- Quem é Manuel Alegre?
- breves elementos biográficos
- comentário da bibliografia activa (poesia,
prosa, literatura para crianças e jovens, outras obras); antologias e recolhas
da obra completa (poesia e ficção).
- A relação com os clássicos
- ponto de partida: citação de excertos de Maria
Helena da Rocha Pereira e de Eduardo Lourenço - o aedo.
- consciência
poética: "Uma visão poética" (excerto, 2010), in Uma outra memória – A escrita, Portugal e os
camaradas dos sonhos, 2016;
- importância
das epígrafes: a presença dos clássicos em O canto e as armas (1ª
ed. 1967) - epígrafes da Eneida e de Os Lusíadas.
- Camões aprendendo com os clássicos e a ensinar
Manuel Alegre: desde a infância, a poesia recitada de cor, o ritmo, a
tematização de Portugal, pátria de heróis. Excerto de Barbi-Ruivo, O
meu primeiro Camões, 2007.
- Homero, Odisseia - Ulisses
moldando o herói "lusíada": exílio, errância, derrota e vitória,
sentimento amoroso. Excertos de O canto e as armas (1967,
ed.definitiva 2017): Canto V (Lusíada exilado) - "Os dois sonetos de
amor de Ulisses; Canto VIII (As armas) - "Canção tão
simples".
Aula com a presença da Professora Doutora Paula
Morão.