Sumários

A "feitiçaria" e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto

5 Abril 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

A "feitiçaria" (no sentido de "witchtcraft" ou "bruxaria") e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto — a síntese de Grinker e Steiner introduzindo, criticamente, a visão de Evans-Pritchard. A feitiçaria na explicação dos acontecimentos negativos. Análise de um texto de Evans-Pritchard sobre os Azande. Feitiçaria e sociedade - análise de um texto de M. F. C. Bourdillon.


Ver textos na antologia (1º caderno)


Colab. João Ferreira Dias. O Candomblé jeje-nagô no eixo histórico-religioso atlântico

31 Março 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

O Candomblé jeje-nagô no eixo histórico-religioso atlântico - do Calundu ao  "Candomblé da Barroquinha", o comércio de escravos, as confrarias religiosas, os primeiros templos e a emergência das "nações de Candomblé". Orixás, lógica grupal dos terreiros, iniciação, transe, música e dança como expressões identificadoras e as transformações do Candomblé. Comentário ao texto de Nágila Oliveira dos Santos citado na bibliografia.


Bibliografia obrigatória:
Nágila Oliveira dos Santos, "Do calundu colonial aos primeiros terreiros de candomblé no Brasil: de culto doméstico à organização político-social-religiosa.". África e Africanidade, 1, 2008.


Dinâmicas históricas da religião yorùbá. Colab. de João Ferreira Dias

29 Março 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Resumo: Dinâmicas históricas da religião yorùbá. Colab. de João Ferreira Dias

Descrição:

Dinâmicas históricas da religião Yorùbá: da construção às transformações neotradicionais - Expansão de Òyó, "religious encounters", renascimento lagosiano, categorias religiosas, cultos ancestrais, caráter civil da religião Yorùbá, sistema de Ifá. Comentário ao texto de Anderson Ribeiro Oliva mencionado na bibliografia.

 

Bibliografia obrigatória:

Anderson Ribeiro Oliva, "A invenção dos iorubás na África Ocidental. Reflexões e apontamentos acerca do papel da história e da tradição oral na construção da identidade étnica". Estudos Afro-Asiáticos, Ano 27, nos 1/2/3, Jan-Dez 2005.

Bibliografia aconselhada:

JDY Peel, Religious Encounters and the Making of the Yoruba, Indiana university press, 2000.

J. Lorand Matory, Black Atlantic religion, Princeton university press, 2005.

Babalola Yai Olabiyi, "From Vodun to Mawu: monotheism and history in the Fon cultural area", Jean-Pierre Chrètien (org), L'Invention religieuse en Afrique, Karthala, 1993. 


A lógica da “feitiçaria” entre os Azande. Rituais de contra-feitiçaria na resolução dos seus problemas.

17 Março 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande". 
A descodificação das categorias eurocêntricas do discurso fílmico. O papel da "feitiçaria" e "contra-feitiçaria" na identificação e resolução de problemas entre os Azande: a presença latente ou actuante de "mangu". A tipologia dos rituais: dos "oráculos" sem mediador e rituais de protecção no nascimento aos rituais com intervenção de especialistas e/ou terapeutas; a presença e mediação do poder político e seu significado histórico-sociológico. As relações inter-religiosas: a coexistência e complementaridade entre as práticas ditas "tradicionais" e o Cristianismo.




A dicotomia redutora: “deus superior”/"divindades secundárias”. Concepções da vida e da morte; o conceito e o culto de antepassados

15 Março 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Conclusão do comentário ao texto de Dominique Zahan: um alerta crítico para as generalizações do autor e para a influência dos cânones das religiões ocidentais no seu discurso sobre as religiões africanas (exs.: dicotomia redutora Deus Superior/divindades “secundárias”; retrato estático (ahistórico) do autor sobre aquelas religiões). Concepções da vida e da morte; o conceito e o culto de antepassados. Locais e formas de culto. Tipos de rituais de iniciação. Introdução aos textos de Grinker e Steiner e Evans-Pritchard.


Ver textos na antologia (1º caderno).