Sumários

Fontes para os trabalhos (conclusão). Texto D. Zahan

10 Março 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão do comentário às fontes para os trabalhos dos alunos sobre Religiões de origem africana e Cristianismo.

2. Uma abordagem da "espiritualidade" e de aspectos mais frequentes nas cosmologias africanas: Criação do mundo e Deus Supremo; divindades ou espíritos intermediários. Análise de um texto de Dominique Zahan.

Ver lista distribuída por e-mail (acessível em papel na Reprografia "Azul")Ver antologia, 1º caderno.


A experiência religiosa na Serra Leoa em Valentim Fernandes (conclusão). Comentário à fontes para trabalhos dos alunos

8 Março 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Quais as possibilidades da tradução inter-religiosa? O diálogo entre o informante de Fernandes, Álvaro Velho, e um ancião africano da Serra Leoa tal como reconstituído pelo primeiro (conclusão da análise). As dificuldades de tradução perante categorias e modelos cognitivos diferentes; representações de "Deus" e diferentes dimensões cosmológicas ("Deus que criou o céu e a terra" e "o pau/árvore mandado de cima"); a árvore/madeira como operador simbólico, simultaneamente veículo do poder sagrado ou "espiritual" e identificada com o mesmo poder. A reconstituição possível da paisagem ritual da Serra Leoa no início do século XVI  a partir da descodificação das categorias europeias do discurso (ídolo, feiticeiro, ermida, igreja, etc.).


2. Comentário às fontes sugeridas para os trabalhos (individuais ou em grupo) dos alunos sobre Religiões de origem africana e Cristianismo. Em alternativa poderá ser escolhido o tema a indicar pelos docentes para a abordagem do Islão em África num trabalho individual.


Representações eurocêntricas das religiões africanas: método de análise das fontes escritas

3 Março 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Simplificação e/ou deformação das religiões africanas nas representações europeias: “feitiçaria”, “feiticismo”, “feitiço”, “ídolo-idolatria”, Muçulmano /”Maometano", "Judeus" e Judeus. Abordagem a partir de um exercício de descodificação de uma fonte europeia privilegiada para o estudo das religiões africanas: abordagem prévia sobre a identidade do autor, o contexto da produção da sua descrição; início da análise de excertos da Descrição de Valentim Fernandes (1507) sobre as religiões do Jolof e espaços mandé (equivalentes, parcialmente, aos actuais Senegal e Gâmbia) — primeiros parágrafos seleccionados —, bem como da Serra Leoa.


Ver antologia, 1º caderno, Valentim Fernandes

Sobre as representações europeias na Descrição de Valentim Fernandes e noutras fontes relativas à África Ocidental, ver as referências no final da lista de fontes sugeridas para a realização de trabalhos (em particular J. S. Horta, A Representação do Africano na Literatura de Viagens, do Senegal à Serra Leoa).


Religião e ritual. Aprendizagem e transmissão. A abordagem cognitiva e os seus limites.

1 Março 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Relações entre homens e seres sobre-humanos enquanto “comunhão”; enquanto “manipulação”: explicação, previsão, controlo. Conceitos e perspectivas de abordagem do ritual.

Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião. A abordagem cognitiva da religião e os seus limites. Comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró.

 

Ver Horton e Berliner/Sarró, antologia, 1º caderno


Visionamento do filme "Independência". Apresentação Prof.ª M.ª da Conceição Neto

25 Fevereiro 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Visionamento do filme "Independência" (realizado por Mário Bastos), apresentado pela historiadora responsável pela investigação que lhe deu origem, a Prof.ª Maria da Conceição Neto, da Universidade de Agostinho Neto (Angola). Seguiu-se um debate com a participação dos alunos.