Sumários
Comentário ao programa. A discussão antropológico-sociológica da religião
23 Fevereiro 2016, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Comentário
ao programa da disciplina.
A discussão antropológico-sociológica da religião. Os sucessivos contributos e
discussões da conceptualização do fenómeno a partir de Tylor e Durkheim. A
proposta síntese de Robin Horton e a sua utilidade para compreender as
diferentes dimensões das religiões africanas.
Ver Robin Horton, antologia da disciplina, 1º caderno
Religião, religiões africanas. Entre os lugares comuns e os conceitos
18 Fevereiro 2016, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
O que é uma religião? O que é que constitui a vivência religiosa? O que é uma religião africana? Debate com os alunos visando o distanciamento em relação aos lugares comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados ao campo de estudos da disciplina.
Apresentação do docente e do programa. Métodos de ensino e avaliação.
16 Fevereiro 2016, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Apresentação do docente e do programa. Métodos de ensino e de avaliação. Os métodos de avaliação (AV) baseiam-se em três componentes e respectivas ponderações: AV1., a elaboração de um trabalho (INDIVIDUAL OU DE GRUPO) de iniciação à investigação de fontes, apresentado por escrito e oralmente ou, na área temática do Islão, a elaboração de um trabalho INDIVIDUAL sobre um tema previamente distribuído pelos docentes, tomando como ponto de partida a análise crítica da bibliografia por eles indicada (40%); AV2., a realização de um teste escrito presencial — dos três grupos de questões do teste, correspondentes às três grandes áreas temáticas do programa (pontos 2, 3 e 4) os alunos terão de responder obrigatoriamente a uma questão DE CADA UM DOS DOS DOIS grupos que NÃO coincidirem com a área temática do programa em que realizaram o trabalho (40%) e, AV3., a participação nas aulas (20%). Esta será subdividida em duas modalidades: — 10% para uma apresentação oral e um comentário a apresentação (no mínimo um de cada) de textos da antologia e respectivas sínteses críticas escritas (síntese de três páginas de entrega obrigatória uma semana após a discussão final em aula); — 10% para a participação nos debates em aula e a assiduidade. |