Sumários
Aula presencial cancelada. Islão aula 1
10 Março 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Colaborador convidado: Prof. Eduardo Costa Dias.
Ver, no E-Learning, o ficheiro em pdf com o esquema aula, mapas e recursos associados.
Witchtcraft e as lógicas de pensamento em confronto
5 Março 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. A "feitiçaria" (no sentido de "witchtcraft" ou "bruxaria") e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto — a síntese de Grinker e Steiner introduzindo, criticamente, a visão de Evans-Pritchard. A feitiçaria na explicação dos acontecimentos negativos. Análise de um texto de Evans-Pritchard sobre os Azande.
2. Início do comentário ao texto de João Milando (1º caderno). A ambiguidade/ambivalência da noção de “kindoki/ndoki” (“feitiçaria”) . A centralidade do "kindoki" no meio rural e periferias da cidade de Cabinda (Angola) e os desafios que tal deve suscitar aos actores do desenvolvimento.
Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande"
3 Março 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande" (1982).
A descodificação das categorias eurocêntricas do discurso fílmico. O papel da bruxaria ou"feitiçaria" e "contra-feitiçaria" na identificação e resolução de problemas entre os Azande: a presença latente ou actuante de "Mangu". A tipologia dos rituais: dos "oráculos" sem mediador e rituais de protecção no nascimento aos rituais com intervenção de especialistas e/ou terapeutas competentes para "falar com os espíritos", para comunicar com as forças sobre-humanas e torná-las propícias; a presença e mediação do poder político e seu significado histórico-sociológico. As relações inter-religiosas: a coexistência e complementaridade entre as "práticas" ditas "tradicionais" e o Cristianismo, na verdade diferentes vertentes da experiência religiosa (definidas por Robin Horton — rever apresentação em power point).
Análise de fotografias de locais de culto. Continuação da análise de Valentim Fernandes.
27 Fevereiro 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Análise de fotografias de locais de culto da África Central e da África Ocidental.
2. Conclusão da análise de Valentim Fernandes (fonte europeia de 1507) como exemplificação da descodificação das categorias das fontes sobre a experiência religiosa.
As abordagens dos pontos 1 e 2, serviram de exemplificação e ponto de partida para a compreensão de características da experiência religiosa de origem africana retratadas no texto de Dominique Zahan (leitura obrigatória): "espiritualidade" e de aspectos mais frequentes nas cosmologias africanas: criação do mundo e Deus "Supremo" ou criador versus divindades ou espíritos intermediários — a relatividade destas dicotomias; concepções da vida e da morte; o conceito e o culto de antepassados — a utilidade do conceito de "mais velhos" para compreender a coordenação/conexão entre vivos e mortos; locais e formas de culto — a importância relativa dos locais face ao "objecto" do culto; tipos e significados dos rituais de iniciação.
Ausência do docente em mobilidade
20 Fevereiro 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Ausência do docente em mobilidade