Sumários
Aula por Zoom. Cristianismo: aula 6 e conclusão do tópico 2. Cura e possessão
21 Abril 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Conclusão da matéria de Cristianismo da aula anterior
2. Comentário ao capítulo de Jean-Paul Colleyn sobre o culto de Nya (entre os Bamana do Mali), enquanto exemplo de um culto de posse pelos espíritos, no caso, segundo a conceptualização do autor, uma divindade. Possessão e transe, possessão e xamanismo: frequentemente duas faces de uma mesma moeda.
Aula por Zoom. Continuação do tópico 2 e Cristianismo: aula 5. Diversidade cosmológica, concepções da doença e experiências de cura
16 Abril 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Da diversidade da interacção com agentes sobre-humanos nas religiões de origem africana à concepção da doença por eles causada. — análise em três sociedades africanas: "San", Maasai e Sukuma. Comentário a um texto de David Westerlund.
2. A emergência das igrejas cristãs focadas na cura. O avanço das igrejas independentes africanas (pentecostais) de cura em concorrência com os curandeiros ou terapeutas "tradicionais": a disputa de um mercado religioso em contextos urbanos de desintegração social. Continuidade, descontinuidade ou complementaridade entre as religiões locais e o Pentecostalismo africano? Das dinâmicas entre pastores carismáticos e terapeutas "tradicionais" à percepção das populações. Um estudo de caso sobre as igrejas africanas de cura em Luanda. Comentário a um texto de Fátima Viegas.
Aula por Zoom. Cristianismo: aula 4. Introdução às Igrejas Independentes Africanas. O Kimbanguismo: centro e periferia
7 Abril 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Introdução às Igrejas Independentes Africanas (I.I.A). Os antecedentes no antigo Kongo: o Antonionismo de D. Beatriz Kimpa Vita. O contexto do imperialismo colonial e o surgimento das I.I.A.O Kimbanguismo: a dinâmica entre centro e periferia nas suas transformações contemporâneas.
Aula por Zoom. Cristianismo: aula 3. O Pentecostalismo africano e o problemática da "Modernidade". O Catolicismo "encantado".
2 Abril 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
O Cristianismo africano "encantado" — um Cristianismo que opera a partir da crença em forças espirituais omnipresentes ("pervasive") — e a "Modernidade": relações contraditórias ou uma questão de perspectiva sobre o que é ou não a Modernidade, ou se há uma única Modernidade?
Aula por Zoom. Cristianismo: aula 2. Cristianismo no Kongo (conclusão). Feitiçaria e sociedade. O Cristianismo "encantado" ou o imaginário da feitiçaria do Pentecostalismo africano
31 Março 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Cristianismo no Kongo: apropriações e traduções africanas do Catolicismo. — apropriações do Cristianismo no seio da cosmologia congolesa (conclusão).
2. Feitiçaria (ou Bruxaria/Witchcraft) e sociedade: características dos/das "witches"; a ambiguidade do conceito de "witchcraft" e o poder explicativo do infortúnio e dos problemas sociais através da feitiçaria; a tensão social ligada às acusações de feitiçaria e a erradicação dos feiticeiros/witches. Comentário a texto de Bourdillon.
3. As características transversais do Pentecostalismo Africano.
Ver documento de apoio sobre esta questão no E-Learning.
O Cristianismo "encantado" ou o imaginário da feitiçaria do Pentecostalismo africano, em parte uma forma de africanização do Cristianismo. O Catolicismo "encantado" em África e as reacções do Catolicismo oficial. Exemplos apresentados por Paul Gifford.
Consultar textos de Bourdillon (1º caderno) e capítulos de Gifford (3º caderno).