Sumários

Aula por Zoom. Cristianismo: aula 6 e conclusão do tópico 2. Cura e possessão

21 Abril 2020, 12:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão da matéria de Cristianismo da aula anterior


2. Comentário ao capítulo de Jean-Paul Colleyn sobre o culto de Nya (entre os Bamana do Mali), enquanto exemplo de um culto de posse pelos espíritos, no caso, segundo a conceptualização do autor, uma divindade. Possessão e transe, possessão e xamanismo: frequentemente duas faces de uma mesma moeda.
Nota: Ver os subtemas equivalentes às várias secções do capítulo discutidas na aula.


Aula por Zoom. Continuação do tópico 2 e Cristianismo: aula 5. Diversidade cosmológica, concepções da doença e experiências de cura

16 Abril 2020, 12:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Da diversidade da interacção com agentes sobre-humanos nas religiões de origem africana à concepção da doença por eles causada. — análise em três sociedades africanas: "San", Maasai e Sukuma. Comentário a um texto de David Westerlund.


2. A emergência das igrejas cristãs focadas na cura. O avanço das igrejas independentes africanas (pentecostais) de cura em concorrência com os curandeiros ou terapeutas "tradicionais": a disputa de um mercado religioso em contextos urbanos de desintegração social. Continuidade, descontinuidade ou complementaridade entre as religiões locais e o Pentecostalismo africano? Das dinâmicas entre pastores carismáticos e terapeutas "tradicionais" à percepção das populações. Um estudo de caso sobre as igrejas africanas de cura em Luanda. Comentário a um texto de Fátima Viegas.


Aula por Zoom. Cristianismo: aula 4. Introdução às Igrejas Independentes Africanas. O Kimbanguismo: centro e periferia

7 Abril 2020, 12:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Introdução às Igrejas Independentes Africanas (I.I.A). Os antecedentes no antigo Kongo: o Antonionismo de D. Beatriz Kimpa Vita. O contexto do imperialismo colonial e o surgimento das I.I.A.O Kimbanguismo: a dinâmica entre centro e periferia nas suas transformações contemporâneas.

Comentário a Ramon SARRÓ e Anne MÉLICE, "Kongo and Lisbon: the dialectics of centre and periphery in the Kimbanguist Church" 


Aula por Zoom. Cristianismo: aula 3. O Pentecostalismo africano e o problemática da "Modernidade". O Catolicismo "encantado".

2 Abril 2020, 12:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

O Cristianismo africano "encantado" — um Cristianismo que opera a partir da crença em forças espirituais omnipresentes ("pervasive") — e a "Modernidade": relações contraditórias ou uma questão de perspectiva sobre o que é ou não a Modernidade, ou se há uma única Modernidade?

Análise do texto de Paul Gifford em torno de duas igrejas nigerianas lideradas pelos bispos/pastores Olukoya e Odeyepo.

A Igreja católica no continente africano: uma grande "ONGD". Tendências para uma leitura, também africanizada, "encantada", do Catolicismo e as reacções do Catolicismo oficial.  Exemplos apresentados por Paul Gifford.


Aula por Zoom. Cristianismo: aula 2. Cristianismo no Kongo (conclusão). Feitiçaria e sociedade. O Cristianismo "encantado" ou o imaginário da feitiçaria do Pentecostalismo africano

31 Março 2020, 12:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Cristianismo no Kongo: apropriações e traduções africanas do Catolicismo. — apropriações do Cristianismo no seio da cosmologia congolesa (conclusão). 

Conclusão do comentário à Relação sobre o reino do Congo de Rui de Pina (1491): exemplificação da recepção do Cristianismo enquanto resignificação no contexto da cosmologia congolesa.  Etapas das transformações políticas e religiosas no Kongo até ao período de D. Afonso Mvemba-a-Nzinga.
Ver pdf do PowerPoint da aula e bibliografia indicada no E-Learning.
 

2. Feitiçaria (ou Bruxaria/Witchcraft) e sociedade: características dos/das "witches"; a ambiguidade do conceito de "witchcraft" e o poder explicativo do infortúnio e dos problemas sociais através da feitiçaria; a tensão social ligada às acusações de feitiçaria e a erradicação dos feiticeiros/witches. Comentário a texto de Bourdillon.


3. As características transversais  do Pentecostalismo Africano.

Ver documento de apoio sobre esta questão no E-Learning.

O Cristianismo "encantado" ou o imaginário da feitiçaria do Pentecostalismo africano, em parte uma forma de africanização do Cristianismo. O Catolicismo "encantado" em África e as reacções do Catolicismo oficial.  Exemplos apresentados por Paul Gifford. 

 

Consultar textos de Bourdillon (1º caderno) e capítulos de Gifford (3º caderno).