Sumários
Ausência do docente em mobilidade
18 Fevereiro 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Ausência do docente em mobilidade
Escolha de fontes para os trabalhos finais. Introdução a Valentim Fernandes.
13 Fevereiro 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Escolha de fontes para os trabalhos finais.
2. Exemplificação do tipo de análise esperada nos trabalhos finais — início da análise das informações sobre a experiência religiosa em excertos de uma fonte europeia do início do século XVI: a Descrição de Valentim Fernandes (1507).
Comentário das fontes para os trabalhos. A religião enquanto aprendizagem e transmissão
6 Fevereiro 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Comentário das fontes para os trabalhos. Indicações sobre as duas grandes vertentes do trabalho: 1) a contextualização do autor e da obra, inclusive das motivações do discurso sobre as religiões africanas 2), e vertente principal, a descodificação desse discurso europeu para uma reconstituição da paisagem religiosa
2. Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião. Os modelos doutrinário e "imagístico" de religiosidade e os respectivos tipos de aprendizagem/transmissão. Início do comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró.
Comentário ao programa. As filiações teóricas da discussão antropológico-sociológica da religião
4 Fevereiro 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Comentário ao programa da disciplina.
2. As filiações teóricas antropológico-filosóficas do conceito de religião e o seu impacto no estudo das religiões africanas. Os sucessivos contributos e discussões da conceptualização do fenómeno a partir de Tylor e Durkheim.
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Religião, religiões em África. Uma primeira ponte entre os lugares comuns e os conceitos operatórios
30 Janeiro 2020, 12:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
O que é uma religião? O que é que constitui a experiência religiosa? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, sagrado/profano. Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções, visando o distanciamento em relação aos lugares comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.