Sumários

Síntese da matéria sobre o Pentecostalismo africano.

13 Maio 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Síntese da matéria sobre o Pentecostalismo africano. Neste das características diferenciadoras do Neo-Pentecostalismo ou Pentecostalismo Carismático.

Ver no E-Learning : "Introdução ao Pentecostalismo em África" 
                                 "Síntese do artigo de Birgit Meyer (JSH)"
                                 "Pentecostalismo e Witchcraft"


O Catolicismo "encantado" em África

9 Maio 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

O Catolicismo "encantado" em África, em particular com ênfase no exorcismo.

O Cristianismo “encantado” do Neo-Pentecostalismo africano: na resposta às necessidades de explicação, previsão e controlo (Robin Horton), cria e mobiliza um imaginário religioso que se apropria do universo das forças sobre-humanas que rodeiam e condicionam a existência dos seres humanos e as resignifica como demoníacas. O exemplo da igreja Mountain of Fire and Miracles Ministries (MFM) liderada por Daniel Olukoya, na actual Nigéria. Em discussão: “Enchanted Christianity” de Paul GIFFORD.

A Pentecostalização da bruxaria e a espiritualização da polític.a A distinção clássica entre witchcraft e sorcery e a sua diluição na prática política espiritual (ou na espiritualização da política) na Bruxaria pentecostal (ou na pentecostalização da bruxaria): um discurso global demonológico (independente das crenças locais mas que as resignifica). Em discussão: Knut RIO, Michelle MACCARTHY, Ruy BLANES, “Introduction to Pentecostal Witchcraft and Spiritual Politics in Africa and Melanesia”.


Conclusão da síntese da matéria de Islão em África. Introdução ao Pentecostalismo africano

6 Maio 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Conclusão da síntese da matéria de Islão em África.

Introdução ao Pentecostalismo africano e conclusão da discussão dos textos da aula anterior.

Síntese pelo professor de Birgit MEYER, 2004. “Christianity in Africa: From African Independent to Pentecostal-Charismatic Churches.” Annual Review of Anthropology 33: 447–474.


A emergência das igrejas independentes africanas. O caso do Kimbanguismo e do seu impacto actual

2 Maio 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Quando surge um Cristianismo africano no Kongo? O movimento profético de D. Beatriz Kimpa Vita. 2. A expansão das igrejas cristãs no contexto colonial e as suas contradições. O caso exemplar do Kimbanguismo, a emergência de uma igreja independente africana como resposta às insuficiências do Catolicismo e de outras igrejas cristãs oficiais. A dupla dimensão centrífuga (de expansão e de universalismo, com expressão nas suas diásporas) e a dimensão centrípeta (centrada na origem política e "étnica" kongo), as transformações operadas na religião, nomeadamente no seu dogma, por via dessa dupla dimensão. Comentário a um artigo de Ramon Sarró e Anne Mélice, "Kongo and Lisbon. The dialectics of 'centre' and 'periphery' in the Kimbanguist Church".

A força simbólica da figura de Kimbangu e as apropriações sucessivas por outras igrejas africanas e pelos movimentos sociais e artísticos.  Comentário a Adrien Nginamau NGUDIANKAMA, "The Apropriation of Kimbanguism".


O Cristianismo no antigo "reino" do Kongo

29 Abril 2025, 09:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

O Cristianismo no antigo "reino" do Kongo — Convidado: Professor Carlos Almeida

A perenidade da experiência do Cristianismo no Kongo: desde os anos 90 do século XV até às raízes do Kimbanguismo e do Tocoísmo (século XX e actual): uma relação, de longa duração, de recepção e integração do Cristianismo ou das práticas associadas ao Cristianismo; desde início, há um propósito de formar gente no Kongo (depois do envio de jovens a Lisboa para essa aprendizagem), seja no Cristianismo, seja na escrita, esta enquanto tecnologia de poder e ao serviço da política.
A chegada do Cristianismo não ocorre num contexto de conquista ou de imposição, mas sim de diálogo com a novidade, reinterpretando-a à luz da cosmovisão local. Essa reinterpretação é garantida pela existência de agentes locais, os mestre- escola, como formadores e mediadores da relação dos missionários com os catecúmenos, e tradutores na elaboração dos catecismos bilingues. Associação do Cristianismo ao Outro Mundo, ao culto dos antepassados, a rituais de protecção; os missionários são vistos como nganga, mais um tipo de especialista na manipulação do poder do Outro Mundo.