Sumários

Pausa do Carnaval

1 Março 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Pausa do Carnaval


Noções de pessoa entre os Baga: identidades e moralidade. Possessão, transe: conceitos e perspectivas de abordagem

25 Fevereiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. A noção de pessoa ou de ser humano, e de moral a ela associada, entre os Baga (litoral da Guiné-Conacri). A complexidade dos sentidos das diferentes categorias usadas pelos Baga para classificar a pessoa na relação com uma comunidade moral: entre, por um lado, "fum", "wubaka" e "wan ka fum" e, por outro, "wuser". A oposição entre a pessoa e o bruxo como agentes morais; a morte como aniquilação (a morte pelos bruxos expressa no idioma do canibalismo) ou como "boa morte" (como uma transformação no ciclo da vida, este expresso no idioma do parentesco). Apresentação e discussão do texto de Ramon Sarró, “The Throat and the Belly”.


2. Possessão, transe: conceitos e perspectivas de abordagem. Possessão por espíritos (ou por entidades, forças sobre-humanas)  e xamanismo: frequentemente duas faces de uma mesma moeda. Comentário ao texto de Lucy Huskinson e Bettina E. Schmidt, “Introduction”.


Bruxaria e anti-bruxaria. O conceito de "kindoki" como regulador, mas também disruptor, social, na região de Cabinda

22 Fevereiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Bruxaria e anti-bruxaria. 

 A centralidade do "kindoki" ("feitiçaria" ou bruxaria) no meio rural e nas periferias da cidade de Cabinda. Tipologia da morte, parcial e total (através da noção de “ser comido”), correlata da acção do "ndoki" através dos "zindoki": a representação das suas vítimas e os agentes de contra-feitiçaria . Da interpretação negativa da presença dos "Brancos" à necessidade destes, inseridos em projetos de desenvolvimento, valorizarem ou terem em consideração o "kindoki" enquanto mecanismo de regulação (mas também de disrupção) social — Comentário a um texto de João Milando .


Visionamento do filme “Os rituais dos Azande” de André Singer

18 Fevereiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Projecção e comentário do filme de André Singer, "Os Rituais dos Azande" (1982).


A descodificação das categorias eurocêntricas do discurso fílmico. O papel da bruxaria ou"feitiçaria" e "contra-feitiçaria" na identificação e resolução de problemas entre os Azande: a presença latente ou actuante de "Mangu" (a substância da "feitiçaria"). A tipologia dos rituais: dos "oráculos" sem mediador e rituais de protecção no nascimento aos rituais com intervenção de especialistas e/ou terapeutas competentes para "falar com os espíritos", para comunicar com as forças sobre-humanas e torná-las propícias; a presença e mediação do poder político e seu significado histórico-sociológico. As relações inter-religiosas: a coexistência e complementaridade entre as "práticas" ditas "tradicionais" e o Cristianismo (neste caso o Catolicismo), na verdade diferentes vertentes da experiência religiosa (definidas por Robin Horton — rever apresentação em power point).    


A pluralidade de experiências religiosas na interacção com agentes ou forças sobre-humanos. O exemplo da explicação da doença e mobilização dos meios sobre-humanos de cura

15 Fevereiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão da discussão do texto de Dominique Zahan. Locais e formas de culto — a importância relativa dos locais face ao "objecto" do culto; tipos e significados dos rituais de iniciação.

2. A pluralidade de experiências religiosas na interacção com agentes ou forças sobre-humanos. O exemplo da explicação da doença e mobilização dos meios sobre-humanos de cura — análise em três sociedades africanas: "San", Maasai e Sukuma. Da diversidade da interacção com seres sobre-humanos — bastante atípica no caso dos "San" e dos Maasai; mais próxima do que geralmente se presume ser o protótipo das religiões de origem africana no caso dos Sukuma — à concepção da doença e meios de terapêutica relacionada com causas não naturais. Comentário a um texto de David Westerlund.