Sumários

Análise de fontes para a história das religiões em África. Existe uma espiritualidade africana? Denominadores mais correntes em experiências religiosas de origem africana

11 Fevereiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Triangulação entre fontes escritas e orais para a história das religiões em África: um estudo de um caso relativo às margens do baixo rio Gâmbia entre o séculos XVII e XX, em que se exemplificou o tipo de análise e interpretação das fontes europeias que se espera nos trabalhos finais. 


2. Existe uma espiritualidade africana? Que sentido tem falar nos seus denominadores-comuns? Os aspectos mais comuns das experiências religiosas de origem africana: criação do mundo e Deus "Supremo" ou criador  versus  divindades ou espíritos intermediários — a relatividade destas dicotomias;  concepções da vida e da morte; o conceito e o culto de antepassados — a utilidade do conceito de "mais velhos" para compreender a coordenação/conexão entre vivos e mortos;


Da perspectiva da antropologia cognitiva aos processos sociais de aprendizagem e transmissão da religião. Análise de fontes.

8 Fevereiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão da discussão do texto de David Berliner e Ramon Sarró. Tipos de memória de longa duração e decorrentes modelos de aprendizagem e de transmissão da religião: da utilidade desta distinção à realidade complementar das experiências religiosas. Da perspectiva da antropologia cognitiva aos processos sociais de aprendizagem e transmissão. 

A proposta de Horton: explicação/previsão/controlo — uma tríade de um modelo de "manipulação" dos seres sobre-humanos— e comunhão. Religião e identidade, religião e cultura.

2. Início de uma análise de fontes históricas como exercício de preparação para os trabalhos finais


Modelos de aprendizagem e de transmissão da religião.

4 Fevereiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Continuação do tema desenvolvido na aula anterior. A apresentação está disponível no E-Learning (em formato PDF).

2. Entre “relego” e “religo”: a importância da aprendizagem e da transmissão da religião e os diferentes modelos envolvidos. Comentário a um texto de David Berliner e Ramon Sarró.


Conclusão do debate da aula anterior. Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras.

1 Fevereiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Conclusão do debate da aula anterior. A impossibilidade de encontrar uma definição universal de religião.


2. Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras e o seu impacto no estudo das religiões africanas; os sucessivos contributos e discussões da conceptualização do fenómeno a partir de Tylor e Durkheim.



O que é a religião? O que constitui a experiência religiosa? Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções.

28 Janeiro 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Considerações sobre a estrutura do comentário dos textos a apresentar ao longo das aulas (ver documento no E-Learning) e sobre o funcionamento da unidade curricular.

2. O que é a religião? O que pressupõe uma religião? O que constitui a experiência religiosa? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, natural/sobrenatural. Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções, visando o distanciamento em relação aos lugares-comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.