Sumários
Análise de fontes para a história das religiões em África. Existe uma espiritualidade africana? Denominadores mais correntes em experiências religiosas de origem africana
11 Fevereiro 2022, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Triangulação entre fontes escritas e orais para a história das religiões em África: um estudo de um caso relativo às margens do baixo rio Gâmbia entre o séculos XVII e XX, em que se exemplificou o tipo de análise e interpretação das fontes europeias que se espera nos trabalhos finais.
Da perspectiva da antropologia cognitiva aos processos sociais de aprendizagem e transmissão da religião. Análise de fontes.
8 Fevereiro 2022, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Conclusão da discussão do texto de David Berliner e Ramon Sarró. Tipos de memória de longa duração e decorrentes modelos de aprendizagem e de transmissão da religião: da utilidade desta distinção à realidade complementar das experiências religiosas. Da perspectiva da antropologia cognitiva aos processos sociais de aprendizagem e transmissão.
Modelos de aprendizagem e de transmissão da religião.
4 Fevereiro 2022, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Conclusão do debate da aula anterior. Teorias antropológico-sociológicas da religião: as matrizes fundadoras.
1 Fevereiro 2022, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Conclusão do debate da aula anterior. A impossibilidade de encontrar uma definição universal de religião.
O que é a religião? O que constitui a experiência religiosa? Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções.
28 Janeiro 2022, 14:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Considerações sobre a estrutura do comentário dos textos a apresentar ao longo das aulas (ver documento no E-Learning) e sobre o funcionamento da unidade curricular.
2. O que é a religião? O que pressupõe uma religião? O que constitui a experiência religiosa? De que forma essa definição se aplica às religiões de África e às dinâmicas inter-religiosas? Desconstrução dos dualismos espírito/matéria, natural/sobrenatural. Debate com os alunos a partir das suas próprias percepções, visando o distanciamento em relação aos lugares-comuns de matriz ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva assimilação de conceitos operatórios mais adequados (ainda que com insuficiências) ao campo de estudos da disciplina.