Sumários

Apropriações e traduções africanas do Catolicismo — o caso do Kongo. Convidado: Professor Doutor Carlos Almeida

22 Março 2024, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


Convidado: Professor Doutor Carlos Almeida

A chegada dos portugueses e o processo local de apropriação, reinterpretação e resignificação de símbolos e rituais tomados do Cristianismo. Os primeiros contactos, a história do encontro através da leitura crítica da “Relação do Reino do Congo” do cronista Rui de Pina. A constituição do Cristianismo como linguagem de comunicação do Kongo com o espaço atlântico e de disputa e afirmação da sua agência. As ordens religiosas europeias e a sua relação com as sociedades locais. A heterogeneidade das formas de resignificar os rituais e símbolos do cristianismo. 


LEUTURA OBRIGATÓRIA: Carlos Almeida, "Kongo Christianity". Ver a versão portuguesa, "Cristianismo no Kongo" (disponível no E-learning)

 

Sistematização da matéria sobre o Islão em África

19 Março 2024, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


Sistematização da matéria sobre o Islão em África.

Islão na África Subsaariana no século XXI

15 Março 2024, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


Islão na África Subsaariana no século XXI: dos movimentos de “arabização” e de dawa (retorno ao "verdadeiro" Islão)  ao Jihadismo. 


Ver síntese da matéria no E-Learning.

O encontro do Islão com as religiões locais: adaptações e acomodação; continuidades e descontinuidades.

12 Março 2024, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


1. O encontro do Islão com as religiões locais: a plasticidade e o carácter inclusivo do Islão no seu encontro com as religiões pré-islâmicas. Leitura obrigatória: Ioan Lewis, do livro o Islão ao Sul do Saara, ler o cap. V, "O Islamismo e as crenças rituais tradicionais", pp. 95-112. 


2. O Islão e a prevalência da paisagem religiosa encantada das forças espirituais de origem local metamorfoseadas (ou não) em jiins. Problemas de continuidade e de descontinuidade no relacionamento entre o Islão e as experiências religiosas pré-islâmicas e seus agentes. Análise do artigo de Adeline MASQUELIER, “A Disenchanted Landscape? Jinn, Schoolgirls, and the Demonization of the Past in Niger"

As grandes transformações do islão na África Subsaariana nos séculos XVIII, XIX e XX. Convidado: Eduardo Costa Dias

8 Março 2024, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta


As grandes transformações do Islão na África Subsaariana nos séculos XVIII, XIX e XX: a emergência das teocracias islâmicas e o papel renovado das confrarias


Ver síntese no E-Learning