Sumários

Métodos qualitativos: estudo de conceitos

1 Abril 2025, 15:30 Sérgio de Campos Matos

Conceitos de prática e conceitos operatórios.

Acontecimento, conjuntura, estrutura e representação.
Sérgio Campos Matos


Receção dos Descobrimentos na Europa nos séculos XVI e XVII

28 Março 2025, 12:30 Ângela Vieira Domingues

A descoberta de Novos Mundos é um processo de redescoberta da Europa por si própria. Diálogos e interações entre as Autoridades e as viagens portuguesas, entre saberes antigos e saberes novos. As redes internacionais de informação e o diálogo entre as elites comerciais e os humanistas. A receção dos descobrimentos na Itália e na Alemanha: o interesse pela Índia e pelas especiarias, por novos povos e novos produtos. O impacto visual dos Descobrimentos: a imagem como estereótipo e informação. A informação como mercadoria. O impacto da literatura de viagens na Europa, Os relatos de viagens e as coletâneas, as edições e as traduções. A alteridade como uma característica da diversidade humana (aula ministrada por Marília dos Santos Lopes)


Fontes: Plínio, o Velho, Ptolomeu, Álvaro Velho, Crónica de Augsburg, Chronica Mundi, Martin Behaim, Jerónimo Munster, Konrad Peutinger, Valentim Fernandes, Américo Vespucci, Fernão Mendes Pinto, Duarte Barbosa, Giovanni Battista Ramusio, Fernão Lopes de Castanheda, João de Barros, Luís de Cadamosto, Francisco Álvares, Damião de Góis, Garcia de Orta, Cristóvão da Costa, Lauretius Frisius, Sebastian Munster, Thomas Morus, Jonathan Swift, Olffer Dapper, Athanasius Kircher

Cartografia: Henricus Martellus Germanus, Alberto Cantino, Waldeseemuller

Pintores: Albrecht Duhrer, 


A história da Amazónia brasileira no entrecruzar do ambiente, das grandes viagens de exploração geográfica e da história indígena

26 Março 2025, 12:30 Ângela Vieira Domingues

O conceito de América portuguesa e de Amazónia colonial: as capitanias do Pará, Rio Negro, Maranhão, Piauí. A originalidade histórica, social, económica, cultural, étnica e ambiental da Amazónia colonial. A renovação de olhares dos cientistas em relação à história regional e nacional do Brasil. Os arquivos, os documentos e a sua interpretação; metodologias cruzadas trans e multidisciplinares; a valorização da tradição oral, dos conhecimentos tradicionais, da cultura material e imaterial. A construção de novas narrativas históricas sobre as comunidades indígenas e caboclas. A noção de indígena como vítima passiva como uma construção historiográfica ultrapassada. A história indígena hoje: um processo de renovação. O estudo da história de povos sem escrita: novos questionários, novos problemas, revisitação dos fundos textuais, valorização de outro tipo de documentos. Os grupos secundarizados por perspetivas mais tradicionais da história: as mulheres, os mestiços, os pobres, as crianças, as populações nativas. Os questionários dos historiadores: uma renovação metodológica, uma leitura integrada e descentrada de perspetivas eurocentradas. Os processos de interação, negociação, conflito, alianças. Perspetivas historiográficas para vários impérios e espaços temporais. O caso da Amazónia portuguesa: os historiadores, os temas, a visibilidade das comunidades indígenas. 


Iniciação à investigação: as fontes em História; a revisão da literatura; a pesquisa em bibliotecas, arquivos e plataformas digitais

25 Março 2025, 15:30 Maria Alexandre Lousada

Iniciação à investigação: as fontes em História; a revisão da literatura; a pesquisa em bibliotecas, arquivos e plataformas digitais.


Ciência, tecnologia, saberes locais e império no mundo atlântico, séculos XV-XIX

21 Março 2025, 12:30 Ângela Vieira Domingues

A rendição de Granada e a viagem de Cristóvão Colombo (1492), a formação e o fortalecimento da Espanha dos Reis Católicos (1512), a rotas das Índias de Castela, a navegação do Pacífico e a rota do Galeão de Manila. A importância das participações indígenas e dos conhecimentos locais na colonização e na compreensão e conhecimento do mundo extra europeu. O conceito de comunidade epistémica e as novas técnicas e conhecimentos sobre a natureza. A Casa do Cosmógrafo Mor como exemplo das plataformas de conhecimento existentes com base no saber dos práticos e dos locais