Sumários

A participação dos académicos e científicos nos Descobrimentos e Expansão Portuguesa: um estudo de caso (cont.)

27 Abril 2022, 12:30 Ângela Vieira Domingues

Os programas de reformas destinadas a modernizar o país. O mundo natural colonial, o seu estudo científico e o reconhecimento das suas potencialidades económicas: os jardins botânicos, os gabinetes de história natural e as experiências em fábricas e hospitais. A Academia de Ciências de Lisboa. O interesse pelo mundo natural e a participação dos vários estratos sociais no conhecimento enciclopédico e na recolecção de produtos naturais.


A afirmação militar naval dos portugueses no Índico e o controlo das rotas comerciais no primeiro quartel do século XVI (aula ministrada por Vitor Rodrigues)

22 Abril 2022, 12:30 Ângela Vieira Domingues

As razões da superioridade naval sustentada na manobra dos navios de alto bordo e a sua artilharia.


Esta aula não foi dada por falta justificada da docente

20 Abril 2022, 12:30 Ângela Vieira Domingues

Esta aula não foi dada por falta justificada da docente (falecimento de familiar próximo)


Férias da Páscoa

13 Abril 2022, 12:30 Ângela Vieira Domingues

Semana de Férias da Páscoa


O estabelecimento dos portugueses no Índico e a apropriação das rotas comerciais (aula ministrada por Vítor Rodrigues)

8 Abril 2022, 12:30 Ângela Vieira Domingues

A participação portuguesa no Índico nos seus tempos iniciais: um império em rede. A dependência do poder naval e as vastas redes comerciais apoiadas em pequenos núcleos e fortalezas, situados estrategicamente. A construção dum império marítimo baseado em armadas que controlam os mares; a interação com as várias potências terrestres do subcontinente indiano. "dividir para reinar". A necessidade de interagir com os impérios e formações políticas indianos e africanos emergentes. Os portugueses e os lucros provenientes do seu papel na intermediação do comércio de luxo entre Ocidente e Oriente. O comércio triangular no Índico. O bloqueio ao Mar Vermelho e ao Golfo Pérsico e a apropriação das cargas dos navios. Os cavalos como uma arma fundamental dos exércitos indianos têm a sua venda controlada pelos portugueses. O ataque simultâneo das fortalezas do Estado da Índia pelo Império Turco Otomano no ano de 1575. O golfo de Bengala e a presença portuguesa. A importância de Malaca, uma "babilónia" de línguas, etnias, mercadorias. A complementaridade entre os fluxos comerciais no Índico. A presença do Império Chinês: as embaixadas militares, diplomáticas e comerciais, as viagens de Zheng He

Autores: Luís Filipe Thomaz, Geneviève Bouchon,