Sumários

Promoção da integridade científica (plágio, autoplágio e inteligência artificial)

31 Janeiro 2024, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Esclarecimento de dúvidas em relação aos estágios curriculares. 

Continuação da análise de práticas éticas e antiéticas em investigação científica através da discussão das noções de plágio e autoplágio a partir de exemplos concretos. O texto “Plagiarism reassessed” (2011), de Karen Bennett, serviu de enquadramento e apoio à discussão.

A Inteligência Artificial: o quê e o plano europeu de promoção da literacia digital.

Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação Metodologias do trabalho científico. Promoção da integridade científica

30 Janeiro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros


Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação Metodologias do trabalho científico. Promoção da integridade científica: princípios. Plágio e autoplágio.

Promoção da integridade científica (consentimento informado e manipulação de dados)

29 Janeiro 2024, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Estudo do Código de Conduta e Boas Práticas da Universidade de Lisboa, que tem por base o código europeu de conduta para a integridade da investigação: princípios orientadores, responsabilidades, discussão de boas práticas (consentimento informado; cf. minuta disponibilizada em https://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/comissao-de-etica-para-a-investigacao) e de má conduta e práticas desonestas – nomeadamente manipulação de dados (fabricação e falsificação).

Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação

25 Janeiro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros


Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação.

Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação

24 Janeiro 2024, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Considerações preambulares sobre os Estudos de Cultura e Comunicação como interdisciplina e sobre o que significa investigar e produzir conhecimento científico, em geral e nesta interdisciplina em concreto. Discussão do texto “Cultural studies and communication” (2017), de Lori Henson, com vista a definir o âmbito da investigação que se faz na área dos Estudos de Cultura e Comunicação (em particular nos Estudos Culturais), principais objetos de estudo, linhas de questionamento privilegiadas e conceitos-base.