Sumários

Introdução: apresentação da unidade curricular

23 Janeiro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros

Introdução: apresentação dos conteúdos e dos elementos de avaliação; explicação do modo de funcionamento da unidade curricular.


Introdução

22 Janeiro 2024, 14:00 Marta Pacheco Pinto

Introdução à unidade curricular de Seminário/Estágio em Estudos de Cultura e Comunicação. Apresentação dos conteúdos programáticos (1. Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação; 2. Metodologias do trabalho científico; 3. Análise SWOT como estratégia de [auto]avaliação; 4. Competências de comunicação oral), dos objetivos de aprendizagem, dos elementos de avaliação e da planificação. Todos os textos de apoio à UC estão disponíveis no e-learning.

Os estudantes em estágio curricular produzirão como objeto de avaliação um relatório de estágio, enquanto os estudantes de seminário desenvolverão um projeto de investigação autónomo conducente à elaboração de um artigo científico (de 5.500 a 6.500 palavras). A avaliação destes últimos terá por base a realização de três pequenos exercícios escritos (20 % da avaliação final), que consistirão em diferentes fases de preparação do trabalho final, e a elaboração, apresentação e discussão pública do respetivo artigo científico (80 % da avaliação final). Os três exercícios escritos, a submeter por via e-learning, compreendem um resumo do projeto (entregar a 21 de fevereiro), a bibliografia do artigo (entregar a 13 de março) e o plano de trabalho (esquema da estrutura do artigo) (entregar a 01 de abril). Recomenda-se que os estudantes em estágio submetam também a bibliografia e o plano do seu relatório nas mesmas datas. A primeira versão do artigo científico, a qual será objeto de discussão pública entre os dias 15 e 21 de maio, será submetida no dia 24 de abril. A versão definitiva, revista após a discussão pública, será entregue até ao dia 30 de maio por via da plataforma e-learning. A avaliação dos estudantes-estagiários segue o Regulamento de Estágios Curriculares da FLUL.

Esclarecimento de dúvidas em relação aos estágios.