Sumários

Discurso científico: tipos de texto e principais características

21 Fevereiro 2024, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Discurso académico: principais características e tipos de texto. Resumo (abstract): o que é; para que serve; modalidades (resumos estruturados e não-estruturados); e boas práticas a observar. Palavras-chave: boas práticas. Análise e discussão de exemplos concretos. 

Conversa preliminar sobre os tópicos, selecionados ou ainda hipotéticos, de trabalho científico e sobre os planos de estágio curricular

20 Fevereiro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros


Conversa preliminar sobre os tópicos, selecionados ou ainda hipotéticos, de trabalho científico e sobre os planos de estágio curricular.

Metodologia e métodos de investigação em Estudos de Cultura e Comunicação

19 Fevereiro 2024, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Comentário ao exercício realizado pelos estudantes na aula anterior na aplicação Jamboard, nomeadamente de caracterização das principais abordagens metodológicas e respetivos métodos de trabalho (abordagem etnográfica, abordagem interpretativa ou textual e teoria da receção). Reflexão mais profunda sobre o estudo de caso e a análise de conteúdo (cf. João da Silva Amado, “A técnica de análise de conteúdo”, 2000). Sobre as principais vantagens e desvantagens no uso de entrevistas (estruturadas, não estruturadas e semiestruturadas) e de questionários, consultar o texto “Método científico” (2018) de Felipa Lopes dos Reis. Exercício de identificação dos métodos mais adequados a determinadas perguntas de investigação.

Conversa preliminar sobre os tópicos, selecionados ou ainda hipotéticos, de trabalho científico e sobre os planos de estágio curricular

15 Fevereiro 2024, 14:00 Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros


Conversa preliminar sobre os tópicos, selecionados ou ainda hipotéticos, de trabalho científico e sobre os planos de estágio curricular.

Teoria, metodologia e conversa preliminar sobre temas de projeto científico

14 Fevereiro 2024, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Aula dividida em duas partes.

Parte I. Recapitulação de conceitos-chave no âmbito da teoria (o que se pensa) em Estudos de Cultura e Comunicação. Distinção entre metodologia (enquadramento de como se pensa e fundamentação para os procedimentos seguidos) e método científico (ferramentas para recolha e tratamento/análise de dados). Organização da turma em três grupos de trabalho e realização de exercício, em Jamboard, de caracterização das três principais abordagens metodológicas em Estudos de Cultura e Comunicação conforme sistematizadas no texto “Questions of methodology” (2016), de Chris Barker e Emma A. Jane.

Parte II. Conversa sobre os tópicos, selecionados ou ainda hipotéticos, de projeto científico. Esclarecimento de dúvidas em relação aos estágios curriculares.