Sumários
Realização do segundo teste escrito de avaliação
8 Maio 2020, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Realização do segundo teste escrito de avaliação.
Nota:
De acordo com o procedimento que tinha sido previamente estabelecido e comunicado aos alunos, às 10h, foi enviado a todos os alunos o enunciado do teste e foi-lhes indicado que as respostas deveriam ser remetidas à docente até ao final desse dia (ou seja, até às 23h59). A decisão de alargar para um dia o tempo de realização do teste deve-se à consciência de que nem todos os alunos se encontram nas condições de trabalho ideais e habituais.
Os alunos foram informados por email de que o exame de Avaliação Final Alternativa terá lugar no dia 3 de junho e será realizado nos mesmos moldes dos testes que foram realizados durante o semestre: às 10h, o enunciado será disponibilizado, por email, aos alunos inscritos no exame, que deverão enviar as suas respostas, pela mesma via, até às 23h59 desse mesmo dia.Aula de revisões da matéria lecionada
6 Maio 2020, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Aula de revisões da matéria lecionada.
Nota:
No início da aula, foram enviados aos alunos os seguintes materiais:
- a ficha sobre o Guião 6 com os exercícios resolvidos
- uma ficha de revisão também com os exercícios resolvidos
Durante a primeira hora de aula, foi possível esclarecer dúvidas colocadas pelos alunos através de email. Às 11h, foi feita uma reunião por Zoom, que tinha sido previamente agendada, com o objetivo de esclarecer questões relacionadas com o teste final.
Frases complexas: subordinação substantiva e subordinação adjetiva
29 Abril 2020, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
O conceito de frase complexa. Processos de formação de frases complexas: subordinação versus coordenação.
Frases complexas formadas por subordinação. Distinção entre subordinação substantiva, subordinação adjetiva e subordinação adverbial.
Propriedades centrais das subordinadas substantivas: caracterização das subordinadas completivas (de verbo, de nome e de adjetivo) e das subordinadas relativas sem antecedente expresso ou livres.
Propriedades centrais das subordinadas adjetivas: caracterização das subordinadas relativas restritivas e das subordinadas relativas apositivas ou explicativas (sistematização de informações que foram apresentadas em aulas anteriores).
Nota:
No início da aula, foi enviado aos alunos o Guião 6, com os conteúdos registados no sumário, e foi-lhes disponibilizado um ficheiro áudio com a apresentação desses conteúdos.
Foram ainda enviados/disponibilizados os seguintes materiais:
- um texto de apoio de leitura aconselhada
- a resolução dos exercícios que os alunos receberam na aula anterior
- uma ficha com exercícios sobre o Guião 6, para realizar até à próxima aula
Durante o horário da aula, os alunos puderam colocar questões e esclarecer dúvidas por email. Todas as mensagens recebidas foram respondidas.
Tipologia de verbos com base nas funções sintáticas dos argumentos: construções com verbos copulativos e com verbos auxiliares
24 Abril 2020, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Tipologia de verbos com base nas funções sintáticas dos argumentos (continuação):
1. Construções com verbos copulativos: argumentos para a consideração da existência de uma oração reduzida; motivação para o movimento sintático do sujeito.
2. Construções com verbos auxiliares: critérios para a distinção entre verbos auxiliares e verbos principais.
Nota:
Os alunos ouviram um ficheiro áudio que lhes foi disponibilizado, com a apresentação dos conteúdos registados no sumário, em paralelo com os pontos 2.2 e 2.3 do Guião 5.
Foi ainda enviada aos alunos uma ficha com exercícios de aplicação da matéria lecionada.
Tipologia de verbos com base nas funções sintáticas dos argumentos - Construções com verbos principais
22 Abril 2020, 10:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
Correção da ficha de exercícios sobre funções sintáticas.
Tipologia de verbos com base nas funções sintáticas dos argumentos - Construções com verbos principais:
1. Particularidades das construções com verbos intransitivos: distinção entre verbos inergativos e verbos inacusativos; a estrutura sintática das construções com verbos inacusativos - motivação para o movimento do constituinte nominal.
2. Particularidades das construções com verbos transitivos-predicativos: o conceito de oração pequena ou oração reduzida.
Nota:
No início da aula, foi enviada aos alunos uma ficha com a resolução dos exercícios que lhes tinham sido enviados na aula anterior, de forma a permitir o confronto, por cada aluno, das suas respostas com a resolução recebida. Alguns alunos apresentaram questões por email, que receberam, em todos os casos, resposta.
Foi também pedido aos alunos que ouvissem um ficheiro áudio que lhes foi disponibilizado, com a apresentação dos conteúdos registados no sumário, em paralelo com a observação do ponto 2.1 do Guião 5.