Sumários

Realização do segundo teste escrito de avaliação

8 Maio 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Realização do segundo teste escrito de avaliação.

 

Nota:

De acordo com o procedimento que tinha sido previamente estabelecido e comunicado aos alunos, às 10h, foi enviado a todos os alunos o enunciado do teste e foi-lhes indicado que as respostas deveriam ser remetidas à docente até ao final desse dia (ou seja, até às 23h59). A decisão de alargar para um dia o tempo de realização do teste deve-se à consciência de que nem todos os alunos se encontram nas condições de trabalho ideais e habituais.

Os alunos foram informados por email de que o exame de Avaliação Final Alternativa terá lugar no dia 3 de junho e será realizado nos mesmos moldes dos testes que foram realizados durante o semestre: às 10h, o enunciado será disponibilizado, por email, aos alunos inscritos no exame, que deverão enviar as suas respostas, pela mesma via, até às 23h59 desse mesmo dia.


Aula de revisões da matéria lecionada

6 Maio 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Aula de revisões da matéria lecionada.


Nota:

No início da aula, foram enviados aos alunos os seguintes materiais:

- a ficha sobre o Guião 6 com os exercícios resolvidos

- uma ficha de revisão também com os exercícios resolvidos

Durante a primeira hora de aula, foi possível esclarecer dúvidas colocadas pelos alunos através de email. Às 11h, foi feita uma reunião por Zoom, que tinha sido previamente agendada, com o objetivo de esclarecer questões relacionadas com o teste final.


Frases complexas: subordinação substantiva e subordinação adjetiva

29 Abril 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

O conceito de frase complexa. Processos de formação de frases complexas: subordinação versus coordenação.

Frases complexas formadas por subordinação. Distinção entre subordinação substantiva, subordinação adjetiva e subordinação adverbial.

Propriedades centrais das subordinadas substantivas: caracterização das subordinadas completivas (de verbo, de nome e de adjetivo) e das subordinadas relativas sem antecedente expresso ou livres.

Propriedades centrais das subordinadas adjetivas: caracterização das subordinadas relativas restritivas e das subordinadas relativas apositivas ou explicativas (sistematização de informações que foram apresentadas em aulas anteriores).


Nota:

No início da aula, foi enviado aos alunos o Guião 6, com os conteúdos registados no sumário, e foi-lhes disponibilizado um ficheiro áudio com a apresentação desses conteúdos.

Foram ainda enviados/disponibilizados os seguintes materiais:

- um texto de apoio de leitura aconselhada

- a resolução dos exercícios que os alunos receberam na aula anterior

- uma ficha com exercícios sobre o Guião 6, para realizar até à próxima aula

Durante o horário da aula, os alunos puderam colocar questões e esclarecer dúvidas por email. Todas as mensagens recebidas foram respondidas.


Tipologia de verbos com base nas funções sintáticas dos argumentos: construções com verbos copulativos e com verbos auxiliares

24 Abril 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Tipologia de verbos com base nas funções sintáticas dos argumentos (continuação):

1. Construções com verbos copulativos: argumentos para a consideração da existência de uma oração reduzida; motivação para o movimento sintático do sujeito.

2. Construções com verbos auxiliares: critérios para a distinção entre verbos auxiliares e verbos principais.


Nota:

Os alunos ouviram um ficheiro áudio que lhes foi disponibilizado, com a apresentação dos conteúdos registados no sumário, em paralelo com os pontos 2.2 e 2.3 do Guião 5.

Foi ainda enviada aos alunos uma ficha com exercícios de aplicação da matéria lecionada.


Tipologia de verbos com base nas funções sintáticas dos argumentos - Construções com verbos principais

22 Abril 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Correção da ficha de exercícios sobre funções sintáticas.

Tipologia de verbos com base nas funções sintáticas dos argumentos - Construções com verbos principais:

1. Particularidades das construções com verbos intransitivos: distinção entre verbos inergativos e verbos inacusativos; a estrutura sintática das construções com verbos inacusativos - motivação para o movimento do constituinte nominal.

2. Particularidades das construções com verbos transitivos-predicativos: o conceito de oração pequena ou oração reduzida.

 

Nota:

No início da aula, foi enviada aos alunos uma ficha com a resolução dos exercícios que lhes tinham sido enviados na aula anterior, de forma a permitir o confronto, por cada aluno, das suas respostas com a resolução recebida. Alguns alunos apresentaram questões por email, que receberam, em todos os casos, resposta.

Foi também pedido aos alunos que ouvissem um ficheiro áudio que lhes foi disponibilizado, com a apresentação dos conteúdos registados no sumário, em paralelo com a observação do ponto 2.1 do Guião 5.