Sumários

Funções sintáticas (revisão)

17 Abril 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Funções sintáticas - Revisão dos processos formais que permitem a sua identificação.

 

Nota:

No início da aula, foi enviado aos alunos o Guião 5, sobre funções sintáticas e classes sintáticas de verbos, e foi-lhes disponibilizado um ficheiro áudio com a apresentação da primeira parte desse guião. Foi-lhes ainda enviada uma ficha com exercícios de treino e aplicação da matéria lecionada.

Durante o período da aula, foi combinado com os alunos que o teste final desta unidade curricular será realizado no dia 8 de maio, em moldes semelhantes aos do teste anterior. Alterou-se, assim, um pouco aquilo que havia sido estabelecido na primeira aula e registado no respetivo sumário. Esta alteração justifica-se pela conjuntura do momento, em que deixou de fazer sentido realizar o teste em duas datas alternativas. A informação sobre esta alteração foi dada a todos os alunos, a quem foi pedida uma confirmação.

Os alunos puderam colocar questões por email durante o período da aula. Todas as mensagens recebidas tiveram resposta.


Continuação do estudo da representação de estruturas de constituintes

15 Abril 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Continuação do estudo da representação de estruturas de constituintes:

Correção dos exercícios enviados aos alunos na aula do dia 27 de março.

Realização de mais exercícios de treino desta matéria.

Esclarecimento de dúvidas colocadas pelos alunos.

 

Nota:

No início da aula, às 10h, foi enviada a todos os alunos uma ficha com a resolução do exercício que lhes tinha sido proposto durante a aula do dia 27 de março e com outros exercícios de treino de representação de estruturas de constituintes. Durante a primeira hora de aula, os alunos puderam confrontar as suas respostas com a resolução apresentada. Puderam, ainda, realizar os restantes exercícios.

Às 11h, foi enviada a todos os alunos a resolução de todos os exercícios da ficha. Os alunos apresentaram as suas dúvidas por email, tendo, em todos os casos, recebido resposta.


Realização do teste de avaliação intermédio

3 Abril 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Realização do teste de avaliação intermédio.

 

Nota:

O teste foi realizado em moldes adaptados a esta conjuntura excecional.

De acordo com o procedimento que tinha sido previamente estabelecido e comunicado aos alunos, às 10h, foi enviado a todos os alunos o enunciado do teste e foi-lhes indicado que as respostas deveriam ser remetidas à docente até ao final desse dia (ou seja, até às 23h59).

A decisão de alargar para um dia o tempo de realização do teste deve-se à consciência de que nem todos os alunos se encontram nas condições de trabalho ideais e habituais.


Revisões da matéria lecionada

1 Abril 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

Aula de revisões, de preparação para o teste.

Correção da ficha de exercícios de revisão da matéria lecionada.

Esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.


Nota:

No início da aula, foi enviada aos alunos a resolução dos exercícios que constavam da ficha que tinham recebido na aula anterior. Entre as 10h e as 11h, houve espaço para o esclarecimento de dúvidas por email.

Sendo esta a última aula antes do teste, no restante tempo (11h-12h), a docente reuniu com os alunos através de Zoom para esclarecimento de dúvidas sobre a matéria em avaliação e sobre o formato do teste. A reunião tinha sido agendada previamente com o conhecimento dos alunos.


Formas de representação da estrutura de constituintes

27 Março 2020, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Formas de representação da estrutura de constituintes:

1.1. Diagramas em árvore: relações de dominância e de precedência entre constituintes.

1.2. Parentetização etiquetada: a inclusão de parênteses como forma de captar as relações estruturais entre constituintes.

2. Realização de uma ficha com exercícios de treino para o teste intercalar.

 

Nota:

No início da aula, foi disponibilizado aos alunos um powerpoint acompanhado de gravação áudio com a apresentação da matéria indicada no ponto 1. do sumário.

Na segunda parte da aula, foi enviada aos alunos uma ficha com exercícios de treino. No restante tempo de aula, os alunos puderam colocar questões por email. Todas as mensagens recebidas dos alunos tiveram resposta.