Sumários
Homonímia, platonismo e teoria das Formas.
6 Março 2017, 14:00 • Ricardo Santos
O pano de fundo platónico no interesse de Aristóteles pela homonímia. A pergunta “O que é X?” nos diálogos socráticos e a exigência de unidade na resposta. A sinonímia pressuposta. Platão e a teoria das Formas. Caracterização das Formas platónicas. O princípio do um-sobre-muitos. As Formas como paradigmas. A participação numa Forma como explicação da predicação. Platão contra o nominalismo. As objecções à teoria das Formas apresentadas no Parménides de Platão: Que classes de coisas têm Formas? (130a-e); a natureza da participação (130e-131e); o argumento do terceiro homem (ou do “terceiro grande”) (131e-132b).
Introdução ao estudo das Categorias de Aristóteles.
20 Fevereiro 2017, 14:00 • Ricardo Santos
Introdução ao estudo de Aristóteles. Os textos, as traduções, a bibliografia secundária. O método de citação, usando como referência as páginas, colunas e linhas da edição de Immanuel Bekker (Berlim, 1831). A ordenação tradicional das obras e a sua origem remota na edição de Andronico de Rodes no século I a.C.
Introdução ao estudo das Categorias. O lugar das Categorias na ordenação tradicional como primeira obra do Organon (colecção das obras lógicas) e de todo o corpus. A leitura lógica ou linguística, reforçada pela distinção inicial entre homónimos e sinónimos. A alternativa proposta: ler as Categorias fora do Organon, como primeira obra de metafísica, composta provavelmente nos tempos da permanência de Aristóteles na Academia de Platão. Coisas homónimas e coisas sinónimas. A noção ampla de nome: “animal” é um nome do homem e do boi. A pergunta “O que é (um) X?” como pedido de uma definição reveladora da essência. O pano de fundo platónico da distinção: a teoria da participação.
Apresentações pessoais e da disciplina
13 Fevereiro 2017, 14:00 • Ricardo Santos
Apresentações pessoais. Apresentação dos objectivos da disciplina, do programa de conteúdos, da bibliografia, da metodologia e dos elementos e regras de avaliação.
Os elementos de avaliação são os seguintes:
a) Aulas: assiduidade, pontualidade, preparação dos textos indicados, atitude de trabalho e participação na discussão das questões propostas (20%)
b) Uma apresentação oral na aula de um tema ou texto previamente combinado (20%)
c) Dois trabalhos escritos individuais: ensaios argumentativos de 3000 palavras cada sobre temas previamente combinados (30%+30%)