Sumários
Respostas ao Argumento da Batalha Naval.
29 Maio 2017, 14:00 • Ricardo Santos
O argumento fatalista da Batalha Naval e os seus três passos: (i) aplicação da lei do terceiro excluído; (ii) aplicação do princípio da verdade; (iii) inferência da verdade para a necessidade. Possíveis respostas ao argumento. Primeira resposta: rejeitar a lei do terceiro excluído aplicada ao futuro. A noção de ‘futuro aberto’. A lógica trivalente de Lukasiewicz e as suas tabelas de verdade. Objecção: Como explicar que possamos crer com boas razões (ou até saber) que haverá uma BN? Segunda resposta: rejeitar o princípio da verdade. A interpretação ‘tradicional’ de Aristóteles: aceita o terceiro excluído, mas rejeita a bivalência. Objecção: se hoje há batalha, parece que quem disse ontem iria haver falou verdade; será aceitável dizer ‘será o caso que p, mas não é verdade que será o caso que p’? Terceira resposta: rejeitar a inferência da verdade para a necessidade. Análise de um contraexemplo: ‘ontem fumei o último cigarro da minha vida’; parece ser algo verdadeiro mas contingente. A distinção de Ockham entre factos duros e factos moles. Será esta distinção suficientemente clara?
Apresentações orais. Futuros contingentes. Termos vazios.
22 Maio 2017, 14:00 • Ricardo Santos
Apresentação oral de Francisco Corboz sobre os futuros contingentes e o comentário de Tomás de Aquino ao capítulo 9 do Da Interpretação.
Apresentação oral de Guilherme Riscali sobre declarações com termos vazios no Da Interpretação.
Apresentações orais. Acto e Potência. O infinito e o contínuo.
15 Maio 2017, 14:00 • Ricardo Santos
Apresentação oral de David Amaral sobre a distinção entre actualidade e potencialidade.
Apresentação oral de Ivan Laranjeiro sobre o conceito aristotélico de infinito, o contínuo e a noção de limite.
Apresentações orais. Acto e Potência. Princípio da Não-Contradição
8 Maio 2017, 14:00 • Ricardo Santos
Apresentação oral de Sofia Ferreira sobre a distinção entre actualidade e potencialidade.
Apresentação oral de Guilherme Mestre sobre a justificação do princípio da não-contradição.Apresentações orais. Essências individuais e quadrado da oposição.
24 Abril 2017, 14:00 • Ricardo Santos
Apresentação oral de Cláudio Silva sobre a noção de essência e o problema das essências individuais.
Apresentação oral de Marcos Silva sobre a interpretação do quadrado da oposição. Defesa da leitura tradicional. Discussão do problema da implicação existencial.