Sumários

O diálogo entre artes: ut pictura poesis?

9 Novembro 2021, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

História e fortuna de um tópico: ut pictura poesis.A comparação entre a poesia e a pintura na Epístola aos Pisões, de Horácio, e na Poética de Aristóteles. A leitura quinhentista de textos fundadores. Sentido e consequências de uma relação desejada. 
Dante "figurato": a investigação de Lucia Battaglia Ricci.
Federico Zuccari, ilustrador da Commedia: o diálogo entre texto e imagem.
O louvor do "visibile parlare" na Commedia de Dante (Purg., X, 95) e o exercício da écfrase. Traços para a definição de uma poética. Exploração dos cantos X-XII (Purg.).


Poética e Cânone II

2 Novembro 2021, 11:00 Rita Patrício

Condições para o entendimento do lugar de Dante no sistema literário (séculos XIX-XX). 

Estudo de dois casos, Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa: apropriações e leituras de Dante em cada um dos poetas considerados; o cânone como possibilidade de uma projecção de uma figura autoral.


Poética e canonização. Condições para o entendimento de Dante no sistema literário (séculos XVI-XVII).

26 Outubro 2021, 11:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O conceito de "sistema literário" (Itamar Even Zohar).
Aspectos do discurso poético na Commedia de Dante: leituras do canto XXI (Inf.) e XVII (Par.); o texto visto por comentadores (ex.: Cristoforo Landino e Bernardino Daniello).
A Commedia de Dante e a sua recepção em Portugal, entre os séculos XVI e XVII:uma presença escassa.
De finais de Quatrocentos até c. 1516: o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende e o desenho de um mapa de relações literárias; a importância da comunicação luso-castelhana e o desejo de revitalização dos clássicos. Dante, autor ignorado ou conhecido por mediação?
Depois de 1516: a imitação poética e os modelos italianos; o (discutido) lugar de Dante num quadro poético classicizante; as Prose della Volgar Lingua de Pietro Bembo e a canonização de Petrarca; formas de difusão e de defesa da obra de Dante.
A canonização de Camões e a valorização de Dante no século XVII: uma poética em transformação; o exemplo dos comentários de Manuel de Faria e Sousa.


Leituras antológicas: a parte e o todo; o valor e o impacto das escolhas

19 Outubro 2021, 11:00 Rita Patrício

A leitura antológica e os “géneros maiores”, à luz de transformações da poética: tópicos para uma reflexão. Implicações e consequências do conhecimento antológico.

Um estudo de caso: a fortuna poética do Canto V do Inferno na tradição pictórica europeia e na Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Constituição de um topos literário: recorrências e variações em torno de Paolo e Francesca. Leitura e discussão de textos pictóricos (e.g., Ingres, Blake, Watts, Cabanel, Scheffer, Rosseti, Doré, Rodin) e literários (e.g., A. Pimentel,  A.F. Pereira, J.F. C. Júnior, C. Guerreiro, M. D.Almeida, A. Osório, P. Mexia).


Dante e a Literatura Portuguesa: caminhos de pesquisa em tempos diversos (séculos XVI, XIX e XX)

12 Outubro 2021, 11:00 Rita Patrício

O rasto de Dante na Literatura Portuguesa do século XVI, do Cancioneiro Geral a Camões: reconhecimento de formas de intertextualidade; uma presença escassa e controversa? A mediação castelhana e a importância das relações culturais na Península Ibérica.

Ut pictura poesis: Francisco de Holanda, leitor de Dante.
Breve síntese da fortuna poética e crítica de Dante e das diferentes modalidades da sua presença na Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea: traduções, equívocos, citações, paródias, apropriações. Leitura e discussão de alguns exemplos tidos como relevantes (Almeida Garrett, Teófilo Braga, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Florbela Espanca, Sophia, Edmundo de Bettencourt, Vitorino Nemésio, António Osório).