Sumários
28 Setembro 2021, 11:00
•
Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Retoma de tópicos tratados no seminário anterior: a afirmação de uma figura autoral na obra de Dante; itinerário espiritual e caminho poético.
Os conceitos de intratextualidade e de intertextualidade: sua pertinência.
Revisão e transformação: processos constantes de um percurso variado; a importância do canto palinódico na obra dantesca.
Representar a superação: os cantos XXIV e XXVI do Purgatorio (
Commedia). Uma comparação com o canto XXXIII (Purgatorio,
Commedia). A "missão" do poeta: palavra e profecia.
Beatriz, "quella ch' imparadisa la mia mente" (Paradiso, XXVIII, 3): possibilidades e desafios linguísticos. A figura feminina como guia "ad Deum".
Dante e a tradição poética medieval. A memória de Guido Guinizzelli.
Francesca da Rimini na
Commedia (Inferno, V): a eloquência do "contrapasso"; a leitura como experiência de identificação (os perigos da literatura, à luz das tradições clássica e judaico-cristã); Francesca, uma anti-Beatriz?
"Libertà va cercando" (Purgatorio, I, 71): o amor como estímulo para a "caritas". Dante, leitor de S. Tomás de Aquino.
Contrastes reveladores: a lição tomista e a lição agostiniana; sua marca na visão do mundo e na construção da obra poética de Dante e de Petrarca.
21 Setembro 2021, 11:00
•
Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Harold Bloom e a noção de "poeta forte". Dante, motivo de contradição em
A angústia da influência.
A
"função autor" (cf. Michel Foucault,
L'ordre du discours).
A afirmação de uma consciência autoral na
Commedia: a inscrição do nome, ou o valor de uma assinatura (
Commedia, Purgatorio, XXX, 55); a relação entre o todo e suas partes; o efeito de totalidade na arquitectura do poema; um sentido de exigência e o desejo de transformação (da "comedía" ao "poema sacro"); eleição e emulação de modelos (o lugar de Virgílio e de Estácio); a revisão crítica do passado e a prática da palinódia (exploração dos cantos II, XXIII, XXVI e XXX - Purgatorio)..
14 Setembro 2021, 11:00
•
Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Apresentação. Motivações dos alunos (breve sondagem).
Comentário do programa e da calendarização. Linhas condutoras e propósitos do trabalho.
O recurso a uma google drive para a partilha de materiais didácticos.
O processo de avaliação: a avaliação contemplará a qualidade da intervenção oral e incluirá um trabalho escrito (a entregar até 7 de Janeiro), cuja preparação será acompanhada pelas docentes e que será objecto de apresentação e debate em tempo lectivo.