Sumários
Research and misconceptions in the short-story “Averroes' search”, by Jorge Luis Borges / A busca e os equívocos no conto “La busca de Averroes”, de Jorge Luis Borges
12 Outubro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Comentário da conferência a que os estudantes assistiram no dia 29 de Setembro: a perspectivação dos Estudos Comparatistas na actualidade e a reflexão crítica sobre os métodos e as teorizações deste campo de investigação.
Esclarecimento de dúvidas sobre as intervenções orais preparadas pelos estudantes e sobre a escolha de temas de trabalho.
Continuação do estudo de figurações literárias de cientistas, e seus processos de pesquisa e construção de conhecimento. Leitura e comentário do conto “La busca de Averroes”, de Jorge Luis Borges (in El Aleph, 1949): o relato da “busca” conceptual e filológica empreendida por Averroes e o papel do contexto e do universo de referências do pesquisador; a especificidade dos mecanismos de representação e as diferenças entre “referir” e “mostrar”; a questão das “derrotas”, ou das descobertas equívocas, nos diversos campos do saber; introdução da figura autoral nos parágrafos finais e a sugestão de implicação entre realidade e representação, e entre criador e criação, na arte e na ciência.
A investigação sobre a matéria entre os séculos XIX e XX (o átomo, os componentes subatómicos, a cisão do núcleo do átomo) e os ecos crescentes da pesquisa científica na opinião pública da época. Introdução ao estudo da novela “El dueño del átomo”, de Ramón Gómez de la Serna (1926): a descrição paródica do cientista obcecado e ambicioso.
Lecture by Joseph Slaughter / Conferência de Joseph Slaughter
29 Setembro 2017, 16:00 • Ângela Fernandes
Participação na sessão de abertura do ano académico do PhD-COMP e assistência à conferência plenária proferida por Joseph Slaughter (Department of English and Comparative Literature, Columbia University): “Forum Shopping: On Locating Other People’s Comparisons”.
Knowledge and method: the short-story "The smallest woman in the world”, by Clarice Lispector / Conhecimento e método: “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector
28 Setembro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Calendarização das apresentações orais preparadas e esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho ao longo do semestre. Advertências metodológicas: menção aos recursos bibliográficos oferecidos pela Biblioteca da FLUL (catálogos e repositórios relevantes) e à possibilidade de frequentar formação sobre pesquisa avançada.
Início da reflexão sobre as figurações literárias e artísticas do sábio ou do investigador, e seus processos de pesquisa e construção de conhecimento. Breves considerações sobre as imagens de “cientistas” na ficção literária: as figurações mais recorrentes (cf. Haynes 1994) e os lugares comuns propiciadores de comicidade ou de reflexão filosófica; a evolução do sentido dos termos ciência e cientista na cultura ocidental desde o século XIX, no quadro do estabelecimento de distintos campos disciplinares.
Leitura e comentário do conto “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector (in Laços de Família, 1960): a representação do encontro entre o “explorador” e o objecto de conhecimento; a importância do “método” na construção de saber; a sugestão de uma impossibilidade radical de intercompreensão.
Breve recapitulação e consideração crítica de noções centrais dos estudos literários: a relação entre ficção e verdade; os modos de representação literária, os géneros literários, e os elementos estruturadores de uma narrativa.
Introduction / Apresentação
21 Setembro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Apresentação do programa do seminário “Art and Science: A critical approach”: explicitação dos objectivos e das hipóteses teóricas a explorar; comentário das leituras propostas e referência às edições disponíveis; indicação da página “moodle” do seminário (acessível em: elearning.ulisboa.pt), em que os estudantes se devem registar e em que estão disponíveis textos e recursos de pesquisa; calendarização das sessões, e indicação das datas das apresentações orais preparadas e dos prazos de entrega dos dois ensaios obrigatórios (20 de Novembro de 2017 e 25 de Janeiro de 2018).
Breves considerações sobre a presença de tópicos científicos em textos literários: leitura e análise do poema “Lavoisier”, de Carlos de Oliveira.