Sumários
The novel Do Androids Dream of Electric Sheep?, by Philip K. Dick, and the film Blade Runner, by Ridley Scott //O romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick, e o filme Blade Runner, de Ridley Scott
16 Novembro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Aula realizada no dia 20 de Novembro.
Ainda o comentário do romance Do Androids Dream of Electric Sheep? e a confluência de temáticas ambientais, sociais, políticas e tecnológicas no desenvolvimento da narrativa; a evolução da intriga no sentido do adensamento da incerteza sobre os critérios de distinção entre seres humanos e autómatos com aparência humana, e sobre o possível cenário conspirativo dominante no mundo futuro.
Breve consideração sobre a noção de androide, e termos conexos como “robot” e “cyborg”; a importância destas noções tanto na criação artística como no pensamento político e na filosofia moral a partir da segunda metade do século XX: a ponderação sobre as consequências das possibilidades científicas e tecnológicas de “reinvenção da natureza”.
O filme Blade Runner, de Ridley Scott (1982), e a sua elaboração da narrativa literária de Philip K. Dick; a representação da incerteza sobre identidades pessoais num cenário de futuro - a construção de “replicants” e o desígnio paradoxal de os tornar “more human than humans”. Apresentação oral de uma estudante sobre a figuração de existências virtuais em Blade Runner.
Entrega, pelas estudantes, do primeiro ensaio escrito.
Science Fiction and the novel Do Androids Dream of Electric Sheep?, by Philip K. Dick / A ficção científica e o romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick
9 Novembro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Comentário do romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick, a partir da intervenção oral preparada de três estudantes: a leitura da narrativa à luz da perspectivas teóricas do Pós-humanismo, e a proposta de um entendimento renovado perante as dificuldades contemporâneas em distinguir o “natural” do “artificial” ou “virtual”; as premissas de Darko Suvin no ensaio “Science Fiction and the Novum” (1977) e a apreciação dos ecos do contexto histórico na intriga de Do Androids…, nomeadamente a visão crítica sobre a questão do eugenismo; as relações de género no quadro da representação prospectiva de um universo social amplo e complexo, e a discussão das noções tradicionais de heroicidade.
Fiction, history, science and ethics / Ficção, história, ciência e ética
2 Novembro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Síntese da principais linhas de sentido da peça Copenhagen, de Michael Frayn: a estrutura dramática, a oscilação entre tempos históricos e perspectivas pessoais, e o questionamento da memória e da possibilidade de re-encenar ou re-viver; as referências ao contexto histórico e científico, a explicação do processo de “cisão nuclear” e da “Interpretação de Copenhaga da Mecânica Quântica”, e a apresentação da pesquisa científica como um trabalho em rede, ou uma conversa contínua; a sugestão de que as novas teorias físicas colocavam “o homem no centro do universo”, e a explícita formulação da dúvida sobre a responsabilidade moral do cientista.
Breve referência a outras representações artísticas recentes, visando o contexto científico europeu da primeira metade do século XX, e os dilemas éticos dos investigadores: o romance En busca de Klingsor, de Jorge Volpi (1999), e a ópera Doctor Atomic, de John Adams e Peter Sellars (2005).
Introdução do estudo do romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick (1968): a representação de um mundo futuro pós-apocalíptico dominado por uma catástrofe ambiental e assente numa estrutura social cindida e discriminatória; a concentração da intriga na relação entre seres humanos (“regulares” e “especiais”), “animais eléctricos” e “andróides”, e a ênfase na oposição entre natural e artificial.
Breve referência às origens e características definidoras do género “ficção científica”.
Copenhagen, by Michael Frayn
26 Outubro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Comentário da peça Copenhagen, de Michael Frayn, a partir da intervenção oral preparada de quatro estudantes: a presença de teorias e conceitos científicos seja no desenvolvimento da intriga seja na estruturação dramática; a personagem feminina e os lugares comuns sobre papéis de género no universo científico; a discussão em torno na responsabilidade ética dos cientistas e a relação entre a obra de Frayn e o drama The Physicists, de Friedrich Durrenmatt; a dimensão política da actividade científica e das aplicações tecnológicas.
The representation of atomic research: the novella “The master of the atom”, by Ramón Gómez de la Serna / A representação da pesquisa atómica: a novela “El dueño del átomo”, de Ramón Gómez de la Serna
19 Outubro 2017, 10:00 • Ângela Fernandes
Leitura e comentário da novela “El dueño del átomo”, de Ramón Gómez de la Serna: o tom excessivo e cómico, a par da explicitação de uma discussão filosófica sobre o valor da ciência e sobre a sua relação com o mundo; a figura do cientista “inventor”, fascinado pelo seu objecto de estudo, mas incapaz de controlar plenamente o seu trabalho; o desenlace da narrativa e a advertência sobre a margem de indeterminação e risco da experimentação científica.
O olhar sobre a pesquisa atómica das décadas de 1920-1940 na peça Copenhagen, de Michael Frayn (1998): a especificidade do texto dramático e as possibilidades de representação de tempos e vozes diversos; as personagens históricas e a relação entre ficção, história política, e história da ciência.