Sumários

Das frases "pedra-de-toque" à frase de Flaubert

9 Fevereiro 2022, 14:00 Joana Matos Frias

Comentário detalhado dos ensaios "The study of poetry", de Matthew Arnold, e "Flaubert et la phrase", de Roland Barthes: 

- tentativa de reconstituição do método comparativo da pedra de toque segundo Arnold, com especial chamada de atenção para a função decisiva de frases e versos isolados na justificação e organização hierárquica de um cânone de autores fortes;
- o castigo estilístico de Flaubert na elaboração das suas frases;
- a ironia póstuma da frase "Bovary, c'est moi", a mais conhecida do Autor, que nunca a terá escrito (breve reconstituição do contexto de circulação da frase).  


Citação e originalidade

2 Fevereiro 2022, 14:00 Joana Matos Frias

Comentário detalhado do ensaio de R. W. Emerson "Quotation and originality", com especial destaque para as obervações sobre o velho e o novo, invenção e assimilação, imitação e génio, circulação de frases, empréstimos e roubos, sucção, vampiragem e parasitismo, direitos de autor e propriedade intelectual.


Apresentação

26 Janeiro 2022, 14:00 Joana Matos Frias

Apresentação do seminário: o tópico, a bibliografia, a avaliação.

Comentário detalhado das premissas sobre que assenta o tópico "Se uma frase: falácias e intenções", com especial destaque para a proposta de Brian Dillon em Suppose a Sentence, e referências às Intenções de Oscar Wilde, à interpretação de frases segundo Aristóteles e a alguns enunciados de Tristram Shandy nos volumes IV e V da obra. Breve exemplificação com as vicissitudes da história da tresleitura do "ut pictura poesis" horaciano.