Sumários

Pirandello, Seis Personagens em Busca de Autor

16 Abril 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise da terceira parte de Seis Personagens em Busca de Autor. A vida sempre igual das personagens e a vida como fluxo imparável (confronto com o ensaio sobre o humorismo). A arte como falsificação. O uso de estratégias narrativas típicas da narrativa fantástica: dúvidas sobre o estatuto ontológico das seis personagens e de Madama Pace. A continuidade entre ilusão e realidade.

Pirandello, Seis Personagens em Busca de Autor

12 Abril 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise da segunda parte de Seis Personagens em Busca de Autor. A relação entre realidade e representação: a peça e a “peça a escrever”. O papel dos objectos. A crítica ao teatro borghese contemporâneo: moralismo e hipocrisia do director. O conceito de representabilidade.

Pirandello, Seis Personagens em Busca de Autor

9 Abril 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Análise da primeira parte de Seis Personagens em Busca de Autor. O teatro no teatro e a noção de “obsceno teatral” de Lucio Lugnani. O espectador como voyeur. A teatralidade da existência: do rasgão no céu de papel à ausência completa de cenário. Um enredo alusivo e fragmentário: o conflito de interpretações das personagens e o relativismo de Pirandello.

Pirandello, Seis Personagens em Busca de Autor

5 Abril 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Analise do prefácio de 1925. A incapacidade de atribuir significado universal às personagens. A apresentação das personagens. A teatralidade da existência e a falta de sentido.

Pirandello, Seis Personagens em Busca de Autor

2 Abril 2024, 12:30 CARLO ARRIGONI


Da prosa ao teatro: os contos Personagens (1906), A tragédia de uma personagem (1911), Conversas com as personagens(1915) e o fragmento do romance. As diferentes edições de Seis Personagens Em Busca de Autor: comparação entre a versão de 1921 e a de 1925. Influência da representação de 1923 em Paris sobre a edição de 1925.